Apresentação

As inúmeras possibilidades geradas pelo surgimento da internet estão transformando as relações humanas e inaugurando novas formas de convívio e relacionamento. A agilidade atualmente presente nas várias formas de interação proporcionadas pela Internet vem proporcionando novas formas de ser e de estar no mundo. O conjunto desses fenômenos, aliados às ferramentas de trabalho digitais, impõem desafios à Psicologia. Pensando nos profissionais que se defrontam com as questões situadas nas interfaces entre Psicologia e as novas tecnologias, a PUC-SP poderá oferecer o curso “Atendimento Psicológico Online: fundamentos e possibilidades” também em versão presencial.

O curso tratará das interfaces sobre os Atendimentos Psicológicos online, onde serão discutidos os temas da orientação psicológica online, terapia online, e serão avaliados limites, possibilidades e as questões éticas e metodológicas envolvidas na realização de serviços psicológicos mediados por computadores. Também será feita uma análise crítica desses serviços.

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou a Resolução CFP nº 11/2018, que atualiza a Resolução CFP nº 11/2012 sobre atendimento psicológico on-line e demais serviços realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância. A nova norma amplia as possibilidades de oferta de serviços de Psicologia mediados por Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Essa liberação faz com que se torne cada vez mais necessário a formação de profissionais habilitados neste tipo de atendimento. De forma geral os cursos de graduação não abordam este assunto, e preparar profissionais para estes atendimentos se torna cada vez mais urgente e necessário.


Objetivos

Formar profissionais para atendimento psicológico online; aplicar esse conhecimento na prática profissional da formação clínica; apresentar e aprofundar os conceitos básicos com relação as especificidades dos atendimentos online; promover a reflexão crítica sobre o uso das ferramentas tecnológicas em diferentes atividades profissionais em diferentes áreas de atuação; discutir as possibilidades e limites éticos do atendimento online.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Dirigido exclusivamente a psicólogos, portadores de diploma de graduação, desde que possuam inscrição no Conselho Regional de Psicologia (CRP).

  • Duração: 40 horas
  • Local: Vila Mariana
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Ivelise Fortim

Professora dos cursos de Psicologia e de Tecnologia em Jogos Digitais da PUC-SP, onde coordena o Janus - Laboratório de Estudos de Psicologia e Tecnologias da Informação e Comunicação. Possui Doutorado em Psicologia Clínica (PUC-SP), Mestrado em Ciências Sociais (PUC-SP), e graduação em Psicologia (PUC-SP), especialista em Orientação Profissional pelo Sedes Sapientiae. Autora e organizadora de livros sobre cultura pop, recursos humanos, jogos digitais e psicologia.

Cursos relacionados com inscrições abertas

Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC