As inúmeras possibilidades geradas pelo surgimento da internet estão transformando as relações humanas e inaugurando novas formas de convívio e relacionamento. A agilidade atualmente presente nas várias formas de interação proporcionadas pela Internet vem proporcionando aos internautas novas formas de ser e de estar no mundo. O conjunto desses fenômenos, aliados às ferramentas de trabalho digitais, impõem desafios à Psicologia. Pensando nos profissionais que se defrontam com as questões situadas nas interfaces entre Psicologia e e as novas tecnologias, a PUC-SP está oferecendo o curso “Atendimento Psicológico Online: fundamentos e possibilidades” ministrado inteiramente online.

O conjunto dos três módulos do curso visa fornecer um panorama dos conceitos e práticas mais importantes na interseção entre essas duas áreas, analisar os efeitos das novas tecnologias sobre o existir e as relações humanas e discutir questões éticas, bem como os limites e possibilidades da utilização desses recursos tecnológicos no âmbito das intervenções e atendimentos psicológicos.

Os alunos interessados em participar precisam ter acesso à internet. Devem ter disponibilidade de pelo menos quatro horas por semana para a participação nas atividades. Estas são realizadas de forma sequencial e é solicitado que o aluno participe semanalmente. Com relação a dinâmica do curso, os alunos serão solicitados a assistir vídeo-aulas e vídeos, fazer leitura de textos acadêmicos e entregar tarefas. O material apresentado serve para subsidiar o debate realizados nos fóruns, uma vez que proposta do curso prevê interatividade entre professores e alunos. A entrega das atividades de forma satisfatória e a participação semanal no fórum são computadas como presenças nas atividades.

O curso, totalmente online, está organizado em três módulos independentes, porém complementares, e poderão ser cursados isoladamente ou em sequência. O primeiro discutirá a relação do homem com o computador. O segundo propõe reflexões sobre os relacionamentos humanos que ocorrem na internet, explorando possibilidades tais como o uso de redes sociais, dependência de internet, amor e sexo na internet entre outros. Já o terceiro, dirigido exclusivamente aos psicólogos e estudantes de Psicologia, tratará das interfaces sobre os Atendimentos Psicológicos online, módulo no qual serão discutidos os temas da orientação psicológica online, terapia online, e serão avaliados limites, possibilidades e as questões éticas e metodológicas envolvidas na realização de serviços psicológicos mediados por computadores. Também será feita uma análise crítica desses serviços.

Para acessar o ambiente do curso clique aqui.

• Categoria: Extensão

Psicólogos, estudantes de Psicologia e demais profissionais envolvidos nas atividades correlatas da área de Psicologia e Novas tecnologias, especialmente àqueles cuja atividade é essencial para a realização de serviços psicológicos mediados por computadores, e a graduandos dessas áreas.

• Local: Online
  • INSCREVA-SE