AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

O curso de extensão Arte e Trilha Sonora: Processos e Práticas Experimentais propõe uma aproximação teórica e criativa acerca da criação e produção das duas modalidades que aparecem em seu título, a arte sonora e a trilha sonora.
Ele será conduzido por meio de aulas expositivas e desenvolvimento de projetos artísticos. As aulas são centradas em dois eixos temáticos (módulo Arte sonora e espaço e módulo O som no tempo), que abordam artistas e autores que trazem perspectivas históricas e referências estéticas que auxiliarão os alunos na elaboração de suas produções criativas.
Paralelamente, serão trabalhados exercícios técnicos relativos aos temas abordados nas aulas expositivas, no intuito de aproximar a discussão conceitual do fazer artístico. De forma complementar, serão convidados artistas-pesquisadores para a realização de palestras e conversas com os professores e estudantes, de modo que possam apresentar sua produção, seus processos de criação e as formas como se relacionam com as questões abordadas pelo curso.
Serão priorizados artistas que não costumam ser valorizados pela indústria cultural dominante, com objetivo de enriquecer as reflexões com a experiência desses criadores.

Diferenciais

O curso Arte e Trilha Sonora: Processos Práticos e Experimentais na criação oferece um recorte pouco comum, ao aproximar os temas da arte sonora e da trilha sonora a partir de uma introdução ao universo do som no tempo e do som no espaço. É um dos únicos cursos que permite uma formação ampla nos processos sonoros, por profissionais de diferentes áreas, sem a necessidade que sejam músicos. Também se diferencia pelo diálogo constante entre teoria e prática, oferecendo ao aluno um repertório crítico do universo sonoro contemporâneo, que se conecta a uma série de exercícios relevantes para movimentar estes conhecimentos através da experimentação e da prática.

O curso tem por objetivo capacitar, por meio de aulas expositivas, exercícios práticos, além de discussões e análises em grupo, os participantes a produzir, descrever, analisar e criticar obras para meios sonoros, levando em conta como os repertórios da arte sonora e da trilha sonora podem informar um fazer aural não ingênuo. Por meio de seus conteúdos, pretende ampliar o repertório de escuta e os conhecimentos de produção dos alunos.

• Categoria: Extensão

Professores, pesquisadores, universitários e/ou profissionais nas áreas de artes, música, cinema, teatro, games, RTVi, performance, publicidade e produções experimentais, além de outros interessados nas artes e trilhas sonoras.

• Duração: 72h
  • Local: Online