Educação Continuada

Apresentação

AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

A produção dos artistas de vanguarda russa influenciou as mais diversas áreas: arte, propaganda, moda etc. No entanto, ainda que artistas como Maiakovski e Rodchenko sejam relativamente conhecidos por suas obras, seus pressupostos históricos e políticos foram esquecidos, bem como sua vinculação ao debate artístico e político do período, especialmente o grupo Frente de Esquerda das Artes (LEF: 1922-1928), do qual eles foram fundadores. O LEF constituiu-se como uma “resistência de esquerda” nas artes, composta por inúmeros artistas (cineastas, fotógrafos, pintores, escritores) de diferentes correntes (futuristas, construtivistas, produtivistas, formalistas etc.) que buscavam desenvolver uma arte ligada às premissas da Revolução de Outubro. Discutindo o que talvez tenha sido uma das aproximações mais ricas entre arte e política, o presente curso abordará as ideias e as produções que constituíram e mobilizaram o grupo LEF e os artistas de vanguarda russa que giravam em sua órbita. Para tanto, o curso abordará a história da arte de vanguarda russa, desde o surgimento do grupo LEF até a repressão às tendências artísticas de esquerda e a imposição do “realismo socialista” como doutrina artística oficial stalinista, no decênio de 1930. Serão analisados textos e obras de artistas da época - produzidos pelo LEF e por artistas vinculados a outras correntes de vanguarda artística, como o Suprematismo, com Kazimir Maliévitch, e a Sociedade dos Artistas de Cavalete (OST), com Aleksandr Drevin e Aleksandr Tyshler. Tendo em vista uma abordagem histórico-materialista da arte, obras, textos e outros materiais serão cotejados com o processo histórico concreto Disponibilizaremos os trechos de textos, traduções e outros documentos a serem debatidos.


Objetivos

O curso pretende, a partir de uma abordagem historiográfica crítica, “escovar a contrapelo" o debate artístico russo no entreguerras. Para tanto, serão resgatadas ideias e as premissas que constituíram e mobilizaram o LEF, a adoção do "realismo socialista" e a produção artística que se contrapunha ao mesmo. As aulas e discussões serão mediadas pela análise de materiais de época, discussões e obras, bem como pelo cotejamento histórico.

Diferenciais

Este curso é um desdobramento de palestras realizadas no SESC (CPF, Campinas e Pompeia, entre 2017 e 2019), Casa das Rosas (2019) e no Ciclo de cursos online Arte Moderna Revolucionária (2020). Esta versão aprofundará algumas questões e estenderá o arco-histórico, abrangendo um número maior de discussões e obras artísticas sob a égide do "realismo socialista".
 

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão, Curso Novo
  • Público-alvo:

    Estudantes, pesquisadores e interessados em história da arte crítica. Graduados e graduandos nas áreas de História, Filosofia, Arquitetura, Design, Artes Plásticas, Ciências Sociais, Comunicação Social, Letras e todas as áreas das ciências humanas; professores de História, Sociologia e de Artes do ensino fundamental e médio; e todos os interessados em História da Arte.

  • Duração: 36h
  • Local: Campus Consolação - Marquês de Paranaguá
  • INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque

Profa. Dra. Clara Figueiredo

Doutora em Artes Visuais pela ECA/USP. Autora da tese: Fotografia: Entre Fato e Farsa (URSS-Itália, 1928-1934) e da dissertação: Foto-Grafia/ O debate na Frente de Esquerda das Artes. Foi professora na Universidade Anhembi/SP e ministrou cursos e oficinas na área de arte, história e fotografia na Escola Nacional Florestan Fernandes, SESC/SP, Senac, Casa da Rosas. Autora do capítulo de livro “Construtivismo russo: história, estética e política” (1917: O ano que abalou o mundo, Boitempo, 2017); do ensaio "A representação das massas na era do selfie" (Intempestiva, 2020) e co-organizadora do livro “Lampejos: Arte, Memória, Verdade, Justiça” (Comissão de Anistia/MJ/UFMG, 2016).

Saiba Mais

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC