Educação Continuada

A proposta do aprimoramento é instrumentalizar a prática clínica através de ateliê terapêutico como uma forma de intervenção e o uso de recursos expressivos e da linguagem simbólica em Psicologia Analítica, no atendimento a adolescentes e adultos.

A arte e a Psicologia, juntas, propõem novas possibilidades de abarcar, compreender e configurar o complexo universo das manifestações e relações e comunicação humanas: de um lado, a transformação que o processo de criação, reflexão e produção em arte acarreta no ser humano ao dar configurações visíveis às questões existenciais, conflitos emocionais, traumas, uma vez que o conflito pode se expressar em diferentes linguagens artísticas autônomas (desenho, escultura, pintura, gravura, performance, música, teatro, dança, etc); facilitando sua conscientização e resolução.

Ampliar o campo de trabalho dos alunos para clínica. O objetivo é fornecer bases teóricas para a compreensão e procedimentos da Psicologia em interface com a Arte e os processos criativos.  O aprimoramento tem por objetivo capacitar os alunos a compreender a expressão simbólica dos pacientes, e trabalhar com a arte no sentido da amplificação da consciência na Clínica.  A arte pode ser usada como um dos instrumentos para o autoconhecimento e como intervenção social.