Educação Continuada

Vivemos na Era da Informação, uma época em que o ser humano utiliza todo o seu conhecimento técnico de forma integrada quando sistemas interagem, decidem e geram informações. Neste mundo interligado, muitas são as dificuldades que envolvem a aferição, a movimentação de Robôs e a manipulação de dados para solucionar um problema. Além disso, a criatividade deve ser colocada em prática a todo instante, ora produzindo uma ferramenta (que ajudará num determinado processo), ora buscando por uma solução de hardware. Essas circunstâncias fazem parte de algo conhecido como Mundo Maker. Este apresenta uma nova forma de pensar em soluções, gerando produtos, integrando ciência e democratizando o acesso à tecnologia.

A Cultura Maker é um conjunto de práticas relacionadas às iniciativas para concretizar ideias com as próprias mãos, isto é, trata-se de colocar “mãos na massa”. Essa concepção sofre a influência do “Open Source”, que dinamiza e possibilita a integração de ideias e o trabalho multidisciplinar. A busca por soluções para o dia a dia torna a programação de computadores altamente compatível com as ideias da medicina e permite a recuperação de amputados, por exemplo. A impressão 3D - resultado da integração de software, hardware e design - é uma alternativa para estes pacientes que anseiam por novas possibilidades de tratamentos. Contudo, as aplicações da Cultura Maker vão muito além das relacionadas à saúde e são realidade para o IoT, Internet of things, que é a integração da robótica com a ciência de dados. Essa conexão de objetos permite controlar ferramentas, otimizar processos, coletar e transmitir informações para o mundo todo.

Capacitar os participantes para atuação com o Arduino, ferramenta de ampla utilização no mundo maker que permitem o desenvolvimento de projetos de eletrônica e robótica.

• Categoria: Extensão

Professores, pesquisadores, universitários e profissionais interessados no desenvolvimento de projetos que envolvam a utilização de Arduino.

• Local: Campus Consolação - Unidade COGEAE
  • INSCREVA-SE

Prof. Esp. Leonardo Cunha dos Santos

Mestrando em Sistemas de informação pela USP, dedica-se principalmente à pesquisa sobre Inteligência Artificial e Machine Learning. Concluiu MBA em Marketing na Business School São Paulo e graduou-se em Matemática pela PUC-SP. Integrou um projeto de iniciação científica sobre Simetria na área de Física Teórica e fez parte do corpo docente do projeto FOCO, uma parceria entre Unesco e PUC-SP. Também realizou trabalho voluntário como professor e coordenador de cursos pré-vestibulares nas áreas de Física e Matemática. Além das atividades acadêmicas, atuou também em empresas multinacionais como Equifax, Laureate e Nextel. Nelas desenvolveu projetos relacionados a produtos de crédito, planejamento estratégico e análise da concorrência, bancos de dados, estatística, desenvolvimento de software, Big Data, entre outros.

Extensão, Curso Novo
Aprimoramento