A Medicina Regenerativa e a Engenharia Tecidual são campos transdisciplinares, que envolvem uma grande diversidade de conhecimentos nas áreas de Engenharias, Ciências da Saúde e Ciências Biológicas. A tecnologia biológica é baseada no uso de células e tem como objetivo induzir a função biológica dos tecidos, ou órgãos específicos, e restaurar, regenerar ou substituir as estruturas dos tecidos doentes ou danificados. Conceitos da biologia celular, engenharia genética, de tecidos e de biomateriais, assim como fundamentos sobre liberação controlada de agentes bioativos e nanotecnologia fazem parte do corpo de conhecimentos técnicos e científicos necessários para o entendimento e desenvolvimento de materiais e técnicas aplicáveis na Engenharia Tecidual e na Medicina Regenerativa.

Com o aumento da expectativa de vida, as chamadas doenças degenerativas, geralmente associadas à idade, passaram a prevalecer em relação aos índices de mortalidade. Isso significa que nos últimos anos ou até décadas das nossas vidas estamos sujeitos à convivência com doenças como cardiopatias, diabetes, doença de Parkinson, câncer, complicações odontológicas, dentre outras. É justamente aí que entram a Medicina Regenerativa e a Engenharia Tecidual.

Realizando pesquisas importantíssimas e obtendo ótimos resultados, o Brasil está buscando uma posição de vanguarda no universo da Engenharia Tecidual. As células-tronco como instrumento em protocolos terapêuticos, plataformas para testes e desenvolvimento de drogas e celularização de órgãos, vêm sendo avaliadas, validadas e disponibilizadas em importantes centros ao redor do mundo. Nos deparamos hoje com um momento semelhante ao vivido no passado, quando as doenças infecciosas foram combatidas e controladas.

O presente curso oferece treinamento multidisciplinar referente aos princípios científicos envolvidos no desenvolvimento e aplicação de soluções para a engenharia tecidual e medicina regenerativa. Os módulos propostos têm por meta proporcionar embasamento científico nos princípios fundamentais dos biomateriais, biologia das células-tronco, regeneração tecidual, engenharia genética e de tecidos e reprogramação celular. Através de um projeto com encontros mensais aos sábados, os alunos deverão adquirir experiência na aplicação desses conceitos frente aos problemas enfrentados pela saúde humana e ao desenvolvimento de novas tecnologias inovadoras para regeneração de tecidos.

• Categoria: Extensão

Professores, pesquisadores, universitários e profissionais das áreas de Saúde e Engenharias interessados em Medicina Regenerativa, Engenharia Genética, Engenharia de Tecidos e Células-tronco.

• Local: Campus Consolação - Marquês de Paranaguá
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Prof. Dr. José Ricardo Muniz Ferreira

Bacharel em Odontologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo (UFES); Especialização em Periodontia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas); Mestrado em Implantodontia pela Unigranrio, Rio de Janeiro; Doutorado em Ciência dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro (IME); Membro das seguintes sociedades internacionais: International Society for Stem Cell Research (active member), International Society for Cellular Therapy (member of the commercialization committee), International Anaplastology Association (active member), Society for Biomaterials Research (active member), International Society for Ceramics in Medicine (active member).

Extensão, Curso Novo
Aprimoramento