AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

O curso tem o objetivo de apresentar os procedimentos técnicos para solução de problemas de contenção e análise de projeto para soluções em estabilização de maciços de terra com uma linguagem adequada aos profissionais de engenharia e arquitetura, como também outros profissionais que de alguma forma, estão envolvidos com o assunto.
O curso abordará desde a contratação até o acompanhamento de obras, de modo a desenvolver no profissional um espírito crítico construtivo, no desenvolvimento das atividades relacionadas com a engenharia geotécnica, fornecendo-lhes uma excelente ferramenta de trabalho.
Serão apresentadas as práticas de projeto, execução e controle tecnológico de obras de terra, incluindo as sondagens no terreno e toda documentação necessária para melhoria da segurança e qualidade destes tipos de obras.
O curso com enfoque prático permitirá que os participantes possam elaborar projetos executivos técnica e economicamente viáveis, respeitando a boa prática de engenharia e recomendações de normas técnicas pertinentes.

Capacitar os estudantes e profissionais na análise de soluções técnicas para estabilização de maciços de terra, para que estes possam elaborar projetos executivos técnica e economicamente viáveis, respeitando a boa prática de engenharia e recomendações de normas técnicas pertinentes.

• Categoria: Extensão

Estudantes universitários pertencentes a cursos de Engenharia Civil, Geologia e Arquitetura interessados em adquirir, reforçar ou aprimorar os conhecimentos em geotécnica e elaboração de projetos. - Profissionais de Engenharia Civil, Geologia e Arquitetura que necessitem de conhecimentos em geotécnica e capacitação na elaboração de projetos de soluções de estabilização de maciços terrosos. - Gestores de projetos que necessitem de maiores conhecimentos para avaliação de projetos e consultoria geotécnica acerca de soluções em estabilização de maciços de terra.

• Local: Campus Consolação - Unidade COGEAE
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Prof. Me. Rafael Barreto Castelo da Cruz

Pesquisador do Grupo de Engenharia e Planejamento Urbano GEPE - URB do Departamento de Engenharia de Construção Civil e Urbana da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Com formação e experiência multidisciplinar. Atualmente as principais áreas de pesquisa em desenvolvimento abrangem a temática de instrumentos urbanísticos e metodologias participativas em planejamento urbano e abordagem multicriteriais de suporte ao processo decisório. Doutorado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – POLI/USP. Mestrado em Habitação, Planejamento e Tecnologia pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT/US (2012). Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2019). Graduação em Engenharia Civil com Ênfase em Transportes pela Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros – FEI – 2009.

Extensão, Curso de Férias, Remoto
Extensão, Curso de Férias, Curso Novo, Remoto