AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

Como surgem as combustões sociais sem que ninguém as espere, como o que ocorreu em 2013 no Brasil? Como ocorrem as mudanças nas “normas sociais” em uma velocidade maior do que se esperava? Por que algumas inovações são adotas com relativa facilidade, enquanto outras lutam por anos sem que ocorra a difusão? Em uma perspectiva de mais alto nível, quais são as forças que controlam o processo de evolução social - das modas que vestimos, de nossas crenças sobre tolerância religiosa, de nossas ideias sobre o processo de descoberta científica e das melhores maneiras de gerenciar organizações de pesquisa complexas?
O mundo social é complexo e cheio de surpresas, o mundo no conceito VUCA. Nossas experiências e intuições sobre o mundo social como indivíduos geralmente são bastante diferentes dos comportamentos que observamos emergindo nas grandes sociedades. Mesmo pequenas mudanças na estrutura do tecido social - mudanças que não são observáveis aos indivíduos nessas redes - podem levar a mudanças radicais na disseminação de novas ideias e comportamentos. Essas propriedades matemáticas “invisíveis” das redes sociais têm implicações poderosas nas maneiras como resolvemos problemas, nas normas sociais que provavelmente surgirão e até no futuro da nossa sociedade.
Este curso condensa as pesquisas na fronteira do conhecimento sobre esses tópicos em cinco módulos. Cada módulo fornece uma perspectiva aprofundada de um mosaico da pesquisa.

- Mostrar como os modelos de análise de redes sociais são utilizados para estudar problemas sociais desafiadores
- Ilustrar como as redes são usadas para representar a estrutura das relações sociais
- Esclarecer como ações individuais podem levar a comportamentos coletivos não intencionais
- Fornecer exemplos concretos de como as redes sociais influenciam as mudanças sociais
- Discutir como os processos de difusão auxiliam na explicação do crescimento dos movimentos sociais, das mudanças nas normas culturais e do sucesso da solução de problemas em equipe.

• Categoria: Extensão, Curso Online

Alunos e profissionais envolvidos na área de marketing, experiência do cliente, operações, pesquisa, produtos, serviços, comercial e vendas. Pesquisadores das áreas de Ciências Humanas, Sociais e Médicas. Todos que tenham interesse em entender como a relação dos elementos de uma rede possuem uma relevância “invisível” para muitos.

• Local: Online
  • INSCREVA-SE

Prof. Me. André Silva de Carvalho

Candidato ao título de Doutor em Administração pela ESPM SP, com a pesquisa em Ciência de Redes, especialmente nas Redes Complexas, modelos de difusão a partir dos modelos epidemiológicos SI. Mestre em Comportamento do Consumidor pela ESPM SP, com a dissertação: Analytics como uma ferramenta para Consumer Insights. MBA em Telecomunicações pela FGV RJ. Pós Graduado em Análise de Sistemas e Informação pelo IPEP SP. Graduado em Psicologia pela PUC RJ. Com mais de 25 anos de experiência na área de CRM e Experiência do Cliente. Atualmente responsável pelo desenvolvimento de produtos e serviços de análise do comportamento utilizando modelos de Análise de Redes Sociais, Text Mining, Speech Analytics e Inteligência Artificial.

Extensão, Curso Novo
Especialização, Curso Novo