Educação Continuada
- Início
- Especialização e MBA
- Análise de Rede…

Apresentação
Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais
Neste período de quarentena, os cursos de
especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão
sendo realizados remotamente com o uso de
recursos digitais.
Trata-se do mesmo curso presencial, mas com
atividades remotas síncronas. As aulas, em
tempo real, acontecem nos dias e horários
previstos por meio do uso de plataformas
digitais.
Os cursos foram planejados mantendo o mesmo
padrão de qualidade da PUC-SP. Não são cursos
na modalidade a distância (EAD). O professor
efetivamente ministra a aula, interagindo com
os alunos, o que significa que não são apenas
disponibilizados vídeos de aulas pré-gravadas
e de material padronizado.
Aproveite esse momento para desenvolver novas
competências num mundo em constante
transformação e cada vez mais digital.
A PUC-SP, em parceria com a Microsoft, oferece
todos os benefícios do pacote Office 365
Educacional sem nenhum custo adicional para
sua comunidade. O estudante interage direta e
continuamente com o professor e colegas de
turma.
Amplie seu networking e se prepare para o novo
futuro.
Como surgem as combustões sociais sem que ninguém as espere, como o que ocorreu em 2013 no Brasil? Como ocorrem as mudanças nas “normas sociais” em uma velocidade maior do que se esperava? Por que algumas inovações são adotas com relativa facilidade, enquanto outras lutam por anos sem que ocorra a difusão? Em uma perspectiva de mais alto nível, quais são as forças que controlam o processo de evolução social - das modas que vestimos, de nossas crenças sobre tolerância religiosa, de nossas ideias sobre o processo de descoberta científica e das melhores maneiras de gerenciar organizações de pesquisa complexas?
O mundo social é complexo e cheio de surpresas, o mundo no conceito VUCA. Nossas experiências e intuições sobre o mundo social como indivíduos geralmente são bastante diferentes dos comportamentos que observamos emergindo nas grandes sociedades. Mesmo pequenas mudanças na estrutura do tecido social - mudanças que não são observáveis aos indivíduos nessas redes - podem levar a mudanças radicais na disseminação de novas ideias e comportamentos. Essas propriedades matemáticas “invisíveis” das redes sociais têm implicações poderosas nas maneiras como resolvemos problemas, nas normas sociais que provavelmente surgirão e até no futuro da nossa sociedade.
Este curso condensa as pesquisas na fronteira do conhecimento sobre esses tópicos em cinco módulos. Cada módulo fornece uma perspectiva aprofundada de um mosaico da pesquisa.
Objetivos
- Mostrar como os modelos de análise de redes sociais são utilizados para estudar problemas sociais desafiadores
- Ilustrar como as redes são usadas para representar a estrutura das relações sociais
- Esclarecer como ações individuais podem levar a comportamentos coletivos não intencionais
- Fornecer exemplos concretos de como as redes sociais influenciam as mudanças sociais
- Discutir como os processos de difusão auxiliam na explicação do crescimento dos movimentos sociais, das mudanças nas normas culturais e do sucesso da solução de problemas em equipe.
- Categoria: Extensão, Curso Online, Curso Novo
-
Público-alvo:
Alunos e profissionais envolvidos na área de marketing, experiência do cliente, operações, pesquisa, produtos, serviços, comercial e vendas. Pesquisadores das áreas de Ciências Humanas, Sociais e Médicas. Todos que tenham interesse em entender como a relação dos elementos de uma rede possuem uma relevância “invisível” para muitos.
- Duração: 15 horas
- Local: Online
- INSCREVA-SEna lista de interesse

Prof. Me. André Silva de Carvalho
Candidato ao título de Doutor em Administração pela ESPM SP, com a pesquisa em Ciência de Redes, especialmente nas Redes Complexas, modelos de difusão a partir dos modelos epidemiológicos SI. Mestre em Comportamento do Consumidor pela ESPM SP, com a dissertação: Analytics como uma ferramenta para Consumer Insights. MBA em Telecomunicações pela FGV RJ. Pós Graduado em Análise de Sistemas e Informação pelo IPEP SP. Graduado em Psicologia pela PUC RJ. Com mais de 25 anos de experiência na área de CRM e Experiência do Cliente. Atualmente responsável pelo desenvolvimento de produtos e serviços de análise do comportamento utilizando modelos de Análise de Redes Sociais, Text Mining, Speech Analytics e Inteligência Artificial.
Corpo Docente
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo.
Coordenação
Prof. Dr. Aimãn Ibrahim Mourad
Professores
Prof. Me. André Silva de Carvalho
Dados sujeitos a alterações.
Estrutura Didática
Conceitos de Análise de Redes Sociais (ARS) e mídias sociais;
Análise de comportamento através da ARS e mídias sociais;
Simulação de agentes como apoio a decisão
Modelos de difusão. O que o meme e o fake news possui de semelhante com vírus biológicos Estudos de caso e casos de uso
Aprovação
Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7.0.
Valores
Análise de Redes Sociais (ARS), Mídias Sociais e Novos Comportamentos
Valor total do curso:
• Matrículas de 23/10 até 22/11/2020
Matrícula de R$ 393,50 + 1 mensalidade de R$ 393,50 (Dezembro)
Turmas e Horários
Início: 4 de novembro de 2020
Término: 2 de dezembro de 2020
Horário: Quarta-feira das 19h às 22h
Curso Remoto
Inscrições
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: outrasreceitas@pucsp.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato)
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br
- Categoria: Extensão, Curso Online, Curso Novo
-
Público-alvo:
Alunos e profissionais envolvidos na área de marketing, experiência do cliente, operações, pesquisa, produtos, serviços, comercial e vendas. Pesquisadores das áreas de Ciências Humanas, Sociais e Médicas. Todos que tenham interesse em entender como a relação dos elementos de uma rede possuem uma relevância “invisível” para muitos.
- Duração: 15 horas
- Local: Online
- INSCREVA-SEna lista de interesse