Educação Continuada

O curso de extensão Alemão: Leitura para fins específicos (online) tem por objetivo oferecer ao aluno estratégias e dinâmicas de aprendizagem – individuais e coletivas – que permitam sua participação ativa no processo de construção de seu próprio conhecimento e, com isto, desenvolver sua capacidade de realizar a leitura autônoma de diferentes textos em língua alemã, preparando-se, assim, para enfrentar as diferentes exigências de sua vida acadêmica e de sua área de atuação.

Trata-se de um curso de 60h a ser oferecido na modalidade online, síncrona e assíncrona, por meio das plataformas educacionais Moodle e Teams. Desenvolvido com base em metodologias ativas, o aluno será estimulado a participar das atividades propostas por meio de estratégias e dinâmicas que visam ao desenvolvimento da aprendizagem por meio de ações e de reflexão sobre a língua, texto e discurso, tornando a aprendizagem mais colaborativa, produtiva e efetiva.

Por meio da tecnologia, pretende-se, além disso, inserir o estudante em meios autênticos de produção da língua, quer seja como espectadores ou partícipes de mediações em contextos sócio-históricos e culturais de sua produção concreta. A plataforma Moodle, em que os alunos terão 40h de aulas assíncronas, facilitará a integração de atividades interativas com as 20 horas de aulas síncronas, que serão realizadas pelo Teams, de modo a ampliar as possibilidades de aprendizagem, reflexão e discussão referentes à leitura e compreensão de textos em língua alemã, bem como poderá oferecer a oportunidade de um aprendizado inserido nas práticas sociais contemporâneas acadêmicas e profissionais no universo digital.

I. Objetivos Gerais:

O curso de extensão universitária Alemão: Leitura para fins específicos (online), tem por objetivo oferecer ao aluno estratégias e dinâmicas de aprendizagem – individuais e coletivas – que permitam sua participação ativa no processo de construção de seu próprio conhecimento e, com isto, desenvolver sua capacidade de realizar a leitura autônoma de diferentes textos em língua alemã disponibilizados no universo digital, preparando-se, assim, para enfrentar as diferentes exigências de sua vida acadêmica e/ou de sua área de atuação.

II. Objetivos Específicos:

O aluno deverá ser capaz de

• construir sentidos mediante avaliação do contexto de produção e situação de uso; inferir; associar; comparar; relacionar; analisar, criticar e reconhecer estruturas linguísticas básicas da língua alemã (sintáticas, semânticas, lexicais, ortográficas, morfológicas);

• desenvolver sua capacidade de compreensão discursiva, observando a organização textual, coesão e coerência textuais, elementos sociolinguísticos e culturais presentes no texto e imprescindíveis para a construção de sentidos; identificar metalinguagem, metáforas, ironias e humor;

• desenvolver sua autonomia como leitor proficiente da língua alemã, capaz de identificar também gêneros textuais, níveis de linguagem e variedades linguísticas;

• aplicar estratégias de forma autônoma para fomentar sua capacidade de compreensão e interpretação de textos simples ou complexos para que possa, também, vincular o objetivo de aprender a ler ao objetivo de ler para aprender em contextos significativos.

• Categoria: Extensão, Curso Online

Alunos de pós-graduação, graduação e público em geral interessados em aprender a ler no idioma alemão, quer seja para a realização de exames de proficiência em leitura ou para obter maior autonomia de leitura em língua alemã com vistas a uma participação integral nas atividades acadêmicas e/ou profissionais ou intercâmbios internacionais.

• Duração: 60h
  • Local: Online
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Profa. Dra. Eliane Gonçalves

Departamento de Ciências da Linguagem e Filosofia da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da PUCSP.  Doutora em Letras pela FFLCH/USP; Coordenadora do Simpósio de Temas em Tecnologia e Currículo do TJR Torneio Juvenil de Robótica, co-fundadora do TJR e membro do seu comitê gestor desde 2009, co-fundadora e membro do comitê gestor do ITR - International Tournament of Robots e da RoboLeague ? International League of Robots.

Extensão, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso Novo