Educação Continuada

Abordagem Junguiana

Especialização
390h - 2 anos - incluindo monografia

Apresentação

O Curso de Especialização em Abordagem Junguiana visa fornecer ao aluno uma aproximação a concepção de mundo e psique da Psicologia Analítica e seus fundamentos epistemológicos para que seja possível a compreensão e o manejo do método junguiano de abordagem da realidade em diferentes contextos profissionais.

O curso pretende capacitar o aluno ao exercício prático de sua atividade profissional assim como habilitá-lo para a pesquisa científica baseada na metodologia Junguiana, por meio da confecção de monografia. O curso não se restringe às concepções teóricas da Psicologia Analítica: envolve a prática, teorização e reflexão contínua das demandas da sociedade. Visa instrumentalizar o profissional a ter uma visão clínica, crítica e reflexiva, que identifique e compreenda os diferentes aspectos para uma leitura da realidade baseada no modelo junguiano. Formando assim, um profissional consciente do avanço científico e sua articulação com a atuação profissional, e que esteja envolvido com a melhoria da qualidade de vida da sociedade em geral: seja no nível dos indivíduos, dos grupos, das organizações e das comunidades.


Objetivos

Apresentar e aprofundar os conceitos básicos da psicologia analítica e sua aplicação na formação clínica. Promover a reflexão sobre o uso da abordagem simbólica Junguiana nas atividades profissionais em diferentes áreas de atuação. Discutir as possibilidades e limites do trabalho na perspectiva Junguiana na atualidade e suas implicações éticas.

Sobre o Curso
  • Categoria: Especialização
  • Público-alvo:

    Dirigido à Psicólogos, Psiquiatras ou Médicos, portadores de diploma de graduação, desde que possuam inscrição no Conselho Regional de Psicologia (CRP) ou no Conselho Regional de Medicina (CRM).

  • Duração: 390h - 2 anos - incluindo monografia
  • Local: Campus Monte Alegre
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Prof. Dr. Durval Luiz de Faria

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Paulistana de Ciências e Letras (1984), graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1968), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1980) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e atua no Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP e na graduação do curso de Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Social e da Personalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: perspectivas simbólicas sobre o masculino, feminino e relações de gênero, dando ênfase ao papel do pai na configuração psíquica e processos de vivência da masculinidade contemporânea, psicologia junguiana e psicoterapia analítica (com ênfase na compreensão dos sonhos na psicoterapia) e estudos sobre as relações entre produções artísticas e culturais brasileiras e os arquétipos do inconsciente coletivo. É analista junguiano pela Associação Junguiana do Brasil e membro da International Analytical Psychology Association (Zurich) e autor do livro " O pai possível - conflitos da paternidade contemporânea" (2003), Educ/Fapesp; Organizador e co-autor de "Os sonhos na psicologia junguiana" pela Paulus (2014); Organizador e autor de capítulos de " Feminino, masculino e relacionamento amoroso - uma abordagem junguiana" Escuta (2016), e Criatividade, arte e psicologia junguiana (com Liliana Wahba), CRV Editora (2017) e de artigos em periódicos nacionais e internacionais. Palestrante nacional e internacional.

Professor em Destaque

Ivelise Fortim

Professora dos cursos de Psicologia e de Tecnologia em Jogos Digitais da PUC-SP, onde coordena o Janus - Laboratório de Estudos de Psicologia e Tecnologias da Informação e Comunicação. Possui Doutorado em Psicologia Clínica (PUC-SP), Mestrado em Ciências Sociais (PUC-SP), e graduação em Psicologia (PUC-SP), especialista em Orientação Profissional pelo Sedes Sapientiae. Autora e organizadora de livros sobre cultura pop, recursos humanos, jogos digitais e psicologia.

Professor em Destaque

Eloísa Marques Damasco Penna

Doutora em psicologia clínica pelo núcleo de estudos junguiano da PUCSP. Docente no curso de psicologia da Pucsp de 1978 a 2016. Analista junguiana membro da SBPA e da IAAP. Coordenadora de seminários no curso de formação de analistas da SBPA. Membro do conselho ético fiscal e administrativo da SBPA. Autora de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais na área da psicologia analítica com ênfase nos temas de epistemologia e método junguiano.

Cursos relacionados com inscrições abertas

Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC