Educação Continuada

Abordagem Junguiana

Especialização
390h - 2 anos - incluindo monografia

Apresentação

AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

O Curso de Especialização em Abordagem Junguiana visa fornecer ao aluno uma aproximação a concepção de mundo e psique da Psicologia Analítica e seus fundamentos epistemológicos para que seja possível a compreensão e o manejo do método junguiano de abordagem da realidade em diferentes contextos profissionais.

O curso pretende capacitar o aluno ao exercício prático de sua atividade profissional assim como habilitá-lo para a pesquisa científica baseada na metodologia Junguiana, por meio da confecção de monografia. O curso não se restringe às concepções teóricas da Psicologia Analítica: envolve a prática, teorização e reflexão contínua das demandas da sociedade. Visa instrumentalizar o profissional a ter uma visão clínica, crítica e reflexiva, que identifique e compreenda os diferentes aspectos para uma leitura da realidade baseada no modelo junguiano. Formando assim, um profissional consciente do avanço científico e sua articulação com a atuação profissional, e que esteja envolvido com a melhoria da qualidade de vida da sociedade em geral: seja no nível dos indivíduos, dos grupos, das organizações e das comunidades.


Objetivos

Apresentar e aprofundar os conceitos básicos da psicologia analítica e sua aplicação na formação clínica. Promover a reflexão sobre o uso da abordagem simbólica Junguiana nas atividades profissionais em diferentes áreas de atuação. Discutir as possibilidades e limites do trabalho na perspectiva Junguiana na atualidade e suas implicações éticas.

Sobre o Curso
  • Categoria: Especialização
  • Público-alvo:

    Dirigido à Psicólogos, Psiquiatras ou Médicos, portadores de diploma de graduação, desde que possuam inscrição no Conselho Regional de Psicologia (CRP) ou no Conselho Regional de Medicina (CRM).

  • Duração: 390h - 2 anos - incluindo monografia
  • Local: Campus Monte Alegre
  • INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque

Prof. Dr. Durval Luiz de Faria

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Paulistana de Ciências e Letras (1984), graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1968), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1980) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e atua no Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP e na graduação do curso de Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Social e da Personalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: perspectivas simbólicas sobre o masculino, feminino e relações de gênero, dando ênfase ao papel do pai na configuração psíquica e processos de vivência da masculinidade contemporânea, psicologia junguiana e psicoterapia analítica (com ênfase na compreensão dos sonhos na psicoterapia) e estudos sobre as relações entre produções artísticas e culturais brasileiras e os arquétipos do inconsciente coletivo. É analista junguiano pela Associação Junguiana do Brasil e membro da International Analytical Psychology Association (Zurich) e autor do livro " O pai possível - conflitos da paternidade contemporânea" (2003), Educ/Fapesp; Organizador e co-autor de "Os sonhos na psicologia junguiana" pela Paulus (2014); Organizador e autor de capítulos de " Feminino, masculino e relacionamento amoroso - uma abordagem junguiana" Escuta (2016), e Criatividade, arte e psicologia junguiana (com Liliana Wahba), CRV Editora (2017) e de artigos em periódicos nacionais e internacionais. Palestrante nacional e internacional.

Professor em Destaque

Ivelise Fortim

Professora dos cursos de Psicologia e de Tecnologia em Jogos Digitais da PUC-SP, onde coordena o Janus - Laboratório de Estudos de Psicologia e Tecnologias da Informação e Comunicação. Possui Doutorado em Psicologia Clínica (PUC-SP), Mestrado em Ciências Sociais (PUC-SP), e graduação em Psicologia (PUC-SP), especialista em Orientação Profissional pelo Sedes Sapientiae. Autora e organizadora de livros sobre cultura pop, recursos humanos, jogos digitais e psicologia.

Professor em Destaque

Eloísa Marques Damasco Penna

Doutora em psicologia clínica pelo núcleo de estudos junguiano da PUCSP. Docente no curso de psicologia da Pucsp de 1978 a 2016. Analista junguiana membro da SBPA e da IAAP. Coordenadora de seminários no curso de formação de analistas da SBPA. Membro do conselho ético fiscal e administrativo da SBPA. Autora de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais na área da psicologia analítica com ênfase nos temas de epistemologia e método junguiano.

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso de Férias, Remoto
Extensão, Curso de Férias, Remoto
Extensão, Curso de Férias, Remoto
Extensão, Curso de Férias, Remoto
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Online
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC