Home
Quem somos
Projetos e Grupos
Cursos
Midiateca
Links
Contato

Quem Somos

O POLITHICULT desenvolve estudos sobre as relações entre História, Política e Cultura. O POLITHICULT subsidia pesquisas e estudos sobre a complexa realidade nacional e internacional por meio de encontros entre pesquisadores, promovendo debates, seminários e conferências. As pesquisas e os debates estão articulados com as seguintes linhas de pesquisa: Política, Cultura e Poder; Cultura e Civilização; História, Cultura e Relações Internacionais.

O desenvolvimento dos trabalhos se baseia num seminário bimestral sobre um tema geral proposto pelo grupo e especificado por uma das linhas de pesquisa; os debates, dentro desses seminários, produzem sub-grupos, que darão continuidade às pesquisas temáticas no período de 2 meses, até a realização de um segundo seminário, no qual essas pesquisas são apresentadas e debatidas pelo grupo; posteriormente, o POLITHICULT promove seminários, conferências e palestras abertas ao público, além de divulgar, por meios eletrônicos e impressos os trabalhos mais significativos que forem produzidos no bimestre. Utilizará para tanto uma revista eletrônica a ser criada no âmbito de seu site na Internet (previsão 2º sem. 2010). Seus pesquisadores e estudantes são vinculados à Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP, da UNESP/ Araraquara, da UFRN, da UFMS e outras instituições de Ensino e Pesquisa, além de um intercâmbio com instituições americanas de ensino e pesquisa como a University of Maryland.

Entre as diversas atividades realizadas pelo grupo, destacam-se o IV Encontro de Estudos da Realidade Brasileira, que teve como tema "50 anos em 5 - 50 anos depois - JK e a modernização do Brasil". O evento foi realizado na PUC/SP, com apoio da FAPESP, em agosto de 2006. Em 2007 o núcleo realizou o evento Guerra Fria: 60 anos depois em colaboração com o Centro Acadêmico Barão do Rio Branco (CARI) dos aluno do Curso de Relações Internacionais. O evento contou com a presença de vários palestrantes convidados, entre eles o professor Boris Schneiderman, que abordou os problemas decorrentes da fragmentação da antiga URSS.

Além dos eventos citados, o núcleo atua em pesquisas elaboradas por seus grupos que se dedicam a temas específicos. O GEA (Grupo de Estudos Americanos) reúne pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo assim com de outras instituições, como a Universidade Federal Fluminense, a Universidade Estadual de Londrina, a Universidade Federal do Paraná a City University of New York e a Montclaire State University de Nova Jersey, EUA.

O GEEU (Grupo de Estudos Europeus) congrega pesquisadores que se dedicam aos estudos da história europeia desde a formação dos estados, passando pela cultura e pelas relações internacionais.

O GEPOM (Grupo de Estudos Político-Militares) tem por objetivo promover discussões sobre o envolvimento do Brasil nos conflitos mundiais e a guerra no mundo moderno.

 

Líderes de grupo:

Antônio Pedro Tota - PUC-SP – polithicult@pucsp.br
Luis Fernando Ayerbe - ayerbelf@vivax.com.br