Cirurgia.
Na FCMS da PUC-SP, o currículo EBP Estudo Baseado em Problemas, foi instaurado há cinco anos, sendo que, no início deste trabalho, apenas o 5° e 6º anos seguiam o método tradicional. Pretendemos comparar a percepção dos alunos que ingressaram no internato em 2009 (método tradicional) e a daqueles que o iniciaram em 2010 (método EBP), quanto ao seu preparo para o internato, utilizando um questionário.
Estudo baseado em problemas; internato; currículo médico.
Ao contrário do resultado esperado, o aluno do método tradicional considera-se mais confiante em relação à prática médica. Isso pode ser observado em todas as dimensões, exceto nas "técnicas de aprendizado". Os resultados podem ser interpretados de diversas maneiras. É possível que haja certa insegurança por parte dos alunos do EPB devido à implantação recente do método. A turma do 5° ano é a primeira do novo método.
Ano de início 2009; concluído em 2010.
José Mauro da Silva Rodrigues; Beatriz Semer; Laís Pereira Bueno Millan.
José Mauro da Silva Rodrigues; Beatriz Semer; Laís Pereira Bueno Millan.
CEPE Comissão de Ensino e Pesquisa PUC-SP; CNPq.