APRENDIZAGEM ESCOLAR ­ SUPERANDO O FRACASSO: UMA REFLEXÃO SOBRE O SUJEITO APRENDENTE E ENSINANTE

Departamento

Formação Docente e Tecnologias.

Resumo

A pesquis a desenvolveu-se com jovens de onze a quinze anos de idade que apresentavam dificuldades na compreensão leitora. Teve por objetivo compreender como as idiossincrasias desses sujeitos compartilharam da sua condição de aprendizagem. Pode-se reconhecer os sentidos atribuídos pelos sujeitos à dificuldade de compreensão leitora e ao comportamento consequente à consciência da fragilidade da/na compreensão ou a consequência na não fragilidade. Embora não providos da competência leitora, admitem a sua necessidade e por evidência o uso de estratégias leitoras.

Palavras-chave

Processo de leitura; compreensão leitora; dificuldade de aprendizagem.

Aplicações/produtos

Produção de pesquisa e de conhecimento quanto a: formação de professores e a formação didática que supera o mero uso de técnica de ensino e o prepara para a identificação da didática com um conhecimento metateórico, metacognitivo, metalinguístico.

Fase em que se encontra o projeto

Concluído em 2010.

Pesquisadoras Responsáveis

Maria Anita Viviani Martins; Cassia Regina Cavalcante Hatae.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Equipe do Grupo de Pesquisa Faculdade de Educação: "Educação Produção do Conhecimento".