Logo PUC-SP + Cátedra Paulo Freire

Notícias 2022

19/09/2022

Dialogando e esperançando no Centenário de Paulo Freire em tempos futuros

O Encontro “Dialogando e esperançando no Centenário de Paulo Freire em tempos futuros”, realizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no dia 16 de setembro de 2022, reuniu pesquisadores, professores, estudantes e representantes de entidades do setor de Educação no Campus Recife. Durante o evento, promovido pelo Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas, em parceria com a Cátedra Paulo Freire da UFPE e outras instituições, a Cátedra Paulo Freire da PUC-SP esteve representada por integrantes da Rede Freireana de Pesquisadores.

A professora doutora Marília Gabriela de Menezes Guedes (UFPE) apresentou a pesquisa “O pensamento de Paulo Freire na atualidade: análise de políticas públicas e práticas”, que está sob a coordenação da professora doutora Ana Maria Saul (PUC-SP). O encontro, que ocorreu no formato presencial, contou com apresentação cultural e duas mesas de diálogo. Na oportunidade, o reitor Alfredo Gomes anunciou que a concha acústica da UFPE recebe o nome de Paulo Freire como mais um registro da presença do Patrono da Educação Brasileira na Universidade.

Maria Gabriela de Menezes Guedes apresenta pesquisa da Rede Freireana de Pesquisadores

O reitor Alfredo Gomes anuncia que a concha acústica da UFPE recebe o nome de Paulo Freire

30/08/2022

Diálogos na Cátedra

Durante o primeiro semestre de 2022, dando seguimento aos “Diálogos na Cátedra”, tivemos a participação dos professores Alexandre Saul, da Universidade Católica de Santos (UniSantos); Antonio Gouvêa da Silva, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Itamar Mendes da Silva, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Pedro de Carvalho Pontual, do Conselho de Educação de Adultos da América Latina (CEAAL). Os temas das aulas foram, respectivamente: “Justiça social: a utopia freireana”; “Paulo Freire no campo do currículo”; “Avaliação da educação na obra de Paulo Freire”; e “Atualidade do pensamento de Paulo Freire”.

30/08/2022

Editora disponibiliza e-book sobre Paulo Freire

O e-book “Paulo Freire na pesquisa em Educação: leituras da realidade e utopias” (Pontes Editores), lançado pela Cátedra Paulo Freire da PUC-SP, está disponível para leitura no site da editora. Basta acessar o link e baixar o PDF gratuitamente: clique aqui

divulgação

03/08/2022

E-book em homenagem a Paulo Freire será lançado na PUC-SP

A Cátedra Paulo Freire da PUC-SP prepara o lançamento oficial do e-book "Paulo Freire na pesquisa em Educação: leituras da realidade e utopias" (Pontes Editores) para o próximo dia 16 de agosto, com uma roda de conversa entre autores a partir das 13 horas. Organizada pela professora e coordenadora da Cátedra, Ana Maria Saul, a obra integra as homenagens ao centenário de Paulo Freire.

capa livro

A coletânea conta com a participação de 21 autores. Além de pesquisas realizadas por estudantes da Cátedra Paulo Freire da PUC-SP, apresenta dois textos de coordenadores de Cátedras consideradas irmãs, respectivamente, a professora Eliete Santiago, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o professor Alexandre Saul, da Universidade Católica de Santos (UniSantos).

A obra está disponível para leitura, na íntegra, no site da editora. Basta acessar o link e baixar o PDF gratuitamente: clique aqui