Logo PUC-SP + Cátedra Paulo Freire

Notícias 2020

18/09/2020

No contexto das ações comemorativas do Centenário de Paulo Freire, amanhã (19 de setembro) será realizada a atividade Paulo Freire em setembro - ato político pedagógico: denúncia, anúncio e humanização. A atividade é promovida pela Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em conjunto com o Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas e o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Pernambuco/SINTEPE, apoiada por um conjunto de sujeitos institucionais e criada em 2013 para homenagear Paulo Freire na data do seu nascimento, 19 de setembro.

Para participar, basta acessar: www.youtube.com/ufpeoficial ou www.youtube.com/TVSintepe.

A programação, que contará com a participação da professora. Ana Maria Saul, coordenadora da Cátedra Paulo Freire da PUC-SP, estará disponível aqui.

18/09/2020

Jornada Comemorativa Centenário de Paulo Freire

Uma roda de diálogos marcou o lançamento das ações comemorativas aos 100 anos de Paulo Freire, patrono da Educação, a ser celebrado em 2021. Promovida pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a atividade contou com a participação da professora Ana Maria Saul (PUC-SP), do professor Alípio Casali (PUC-SP) e da professora Eliete Santiago (UFPE), com mediação do professor Ângelo Brás Callou (UFRPE).

Para assistir, acesse aqui.

14/07/2020
Grupo de pesquisa "O pensamento de Paulo Freire na atualidade: análise de políticas e práticas"

Começa preparação para o centenário de Paulo Freire em 2021

Como serão as homenagens e comemorações do centenário de Paulo Freire em 2021? Para discutir esta e outras questões, o grupo de pesquisa "O pensamento de Paulo Freire na atualidade: análise de políticas e práticas", coordenado pela professora doutora Ana Maria Saul (PUC-SP) reuniu-se nos dias 5 e 6 de dezembro de 2019. Na oportunidade, estiveram presentes pesquisadores vinculados a 13 Programas de Pós-Graduação em Educação, situados em 10 Estados: Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Lançamento de livro - Durante o encontro, também foi lançado o livro "Paulo Freire: Uma Arqueologia Bibliográfica" (Editora Appris), organizado por Sandro De Castro Pitano, Cheron Zanini Moretti e Danilo Romeu Streck. O livro é fruto de uma investigação coletiva com pesquisadores(as) brasileiros(as) sobre o pensamento freireano que analisam e evidenciam influências presentes na obra de Paulo Freire. O livro pode ser encontrado no site da própria editora e em livrarias do Brasil.