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Biografia

Nascido em Recife (PE), o educador brasileiro Paulo Freire (1921-1997) é reconhecido mundialmente como um dos pensadores mais importantes da história da Educação, pelo compromisso com a libertação das classes oprimidas, mediante um trabalho que passa pela conscientização e envolve uma pedagogia dialógica, crítica e transformadora.

Ditadura militar – Preso em 1964, Paulo Freire passou 70 dias em uma cadeia do quartel de Olinda (PE). Ao saber que era professor, um dos oficiais responsáveis solicitou que ele alfabetizasse alguns recrutas e o educador explicou que havia sido preso justamente porque queria alfabetizar.

Em 1980, depois de 16 anos de exílio, Paulo retornou ao Brasil para “reaprender” seu país, como afirmou na época. Lecionou na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Em 1989, tornou-se Secretário de Educação no Município de São Paulo. A professora e coordenadora da Cátedra Paulo Freire da PUC-SP, Ana Maria Saul, integrou a equipe da Secretaria e partilhou com ele o espaço da sala de aula durante quase duas décadas.

Segundo Ana Saul, a atuação do professor Paulo, em sala de aula, era discreta. Ele exercitava um dos saberes apontados no livro Pedagogia da Autonomia: saber escutar: “ouvia a todos atenta e respeitosamente e ficava à vontade para interferir, sempre que julgasse oportuno, ou quando alguém do grupo a ele se dirigia.

Nesses momentos, ouvíamos sua voz mansa que revelava, porém, forte postura e convidava a pensar sobre os desafios que apresentava, na direção de uma leitura crítica do mundo, na defesa intransigente da ética do ser humano e da luta a favor dos oprimidos.”

Outras informações, estão disponíveis no livro Paulo Freire: Contribuições para o ensino, a pesquisa e a gestão da educação, que pode ser acessado gratuitamente aqui.

Texto de Angélica Ramacciotti, professora, jornalista e doutora em Educação pela PUC-SP. Fonte: http://www.escolaslibertadoras.com.br/paulo-freire