Atividades da Pastoral na Pandemia

Pastoral Universitária

Atividades da Pastoral na Pandemia

Atividades Pastoral Universitária da PUC-SP na Pandemia

Não me cansarei de repetir estas palavras de Bento XVI que nos levam ao centro do Evangelho: “Ao início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo.” Somente graças a esse encontro - ou reencontro - com o amor de Deus, que se converte em amizade feliz, é que somos resgatados da nossa consciência isolada e da autorreferencialidade. Chegamos a ser plenamente humanos, quando somos mais que humanos, quando permitimos a Deus que nos conduza para além de nós mesmos a fim de alcançarmos o nosso ser mais verdadeiro.().

Papa Francisco, Evangelii Gaudium, n. 7 e 8

Ao final de 2019, nós da Pastoral Universitária da PUC-SP, como em anos anteriores, preparamos nosso plano de ação para 2020. Eram atividades diversas: celebrações eucarísticas, eventos presenciais, campanhas solidárias, atendimentos, Romaria à Aparecida , Mês Missionário, Grupo de Oração, Grupos de Estudos, maior engajamento em grandes eventos da Arquidiocese (DNJ, Sínodo Arquidiocesano, Vigílias, Halelluya, etc), entre outras atividades. Até uma trilha no Pico do Jaraguá estava agendada.

Mal iniciamos o ano, veio a Pandemia do Coronavirus e todos os nossos planos pareciam ter naufragado. Ficamos, como bem descreveu o Papa Francisco, naquele belíssimo momento de oração na Praça de São Pedro, completamente vazia, em 27/03/2020:

À semelhança dos discípulos do Evangelho, fomos surpreendidos por uma tempestade inesperada e furiosa. Demo-nos conta de estar no mesmo barco, todos frágeis e desorientados, mas ao mesmo tempo importantes e necessários: todos chamados a remar juntos, todos carecidos de mútuo encorajamento. E, neste barco, estamos todos. Tal como os discípulos que, falando a uma só voz, dizem angustiados ‘vamos perecer’ (Mt. 4, 38), assim também nós nos apercebemos de que não podemos continuar na estrada cada qual por conta própria, mas só o conseguiremos juntos. (...) O Senhor interpela-nos e, no meio da nossa tempestade, convida-nos a despertar e ativar a solidariedade e a esperança, capazes de dar solidez, apoio e significado a estas horas em que tudo parece naufragar”.¹

O material que iremos disponibilzar aqui é fruto de encorajamento mútuo, parcerias fortalecidas ou iniciadas nesse tempo, e de uma confiança renovada no amor de Deus, que nunca nos abandona e ainda nos lança, ainda que frágeis e insuficientes, em favor dos demais.

Nossa atuação em 2020 migrou para o ambiente digital, sem desconsiderar os seres humanos concretos aos quais nossos esforços estão endereçados, pois sabemos que atrás das telas existem pessoas humanas, não máquinas. Como Pastoral Universitária da PUC-SP avançamos para águas mais profundas e, via Youtube, Facebook, Instagram fomos ao encontro daqueles que de algumas forma sentiram-se atraídos pelo conteúdo produzido e aqui disponibilizado. Não faltaram também contatos via whatsapp, meet, zoom, teams. Foram muitos encontros, aprendizados, descobertas, possibilidades. Mesmo em meio a todos os desafios do tempo presente, a força do Ressuscitado está entre nós!

1. Mulher por inteiro: desafios da Feminilidade

Esse evento fazia parte das atividades de início do Semestre Letivo. Sem que soubéssemos, era o último fim de semana que a PUC-SP esteve aberta ao público, devido às medidas de segurança e prevenção contra o Corona Vírus, adotados em todo o Estado de São Paulo, naquele momento. Foi um sábado lindo, repleto de mulheres, vivências, aprendizagens, alegria. Vale a pena assitir cada vídeo, gentilmente cedido pela Rede Plene Miriae Produções e Site edithstein.com.br.

2. Lives Força e atualidade de Edith Stein

3. Educar para eternidade: um compromisso possível? Um diálogo a partir do pensamento de Edith Stein

4. Palestra: Pessoas em situação de vulnerabilidade e a Pandemia do COVID-19

5. Seminário Santa Hildegarda de Bingen: Relação Teologia e Ciência na Idade Média