Imagem de uma pessoa empilhando cubos de madeira

Descarbonização na Agenda Pública Brasileira: ambiente, energia e vulnerabilidade climática

Este curso é concebido com o propósito de habilitar profissionais de variadas áreas a obter subsídios para enfrentamento de questões, problemas e soluções no campo da mitigação e redução de emissões de gases de efeito estufa para enfrentamento às mudanças climáticas e suas consequências socioambientais e energéticas, de modo a assentar a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo como espaço institucional de mais alta referência sobre o saber a respeito da temática.

O Curso tem como objetivo principal sociabilizar conteúdos e desenvolver competências e habilidades que relacionem, conceitos, categorias, tecnologias e processos de descarbonização (redução e mitigação de emissões de gases do efeito estufa, em especial o dióxido de carbono) e sua entrada na agenda pública brasileira frente às mudanças climáticas (agenda pública aqui entendida enquanto ações e tomadas de decisão em nível de governança pública e privada, por instituições e atores sociais). Como objetivos específicos estão: apresentar conceitos-chave e tecnologias atinentes à descarbonização; discutir diretrizes oriundas no último relatório do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) e suas relações com os Objetivos do Desenvolvimento.

Diferenciais

O curso tem como diferenciais a consolidação de informações, dados, interpretações e possibilidades de implementação de tecnologias e soluções baseadas na natureza e de seu tratamento por instituições públicas e privadas e por atores individuais e coletivos enquanto pauta de governança para uma agenda pública.

• Categoria: Extensão, On-line Síncrono

O curso destina-se a portadores de diploma de nível superior de qualquer área do conhecimento interessado em abordagem interdisciplinar da temática.

• Duração: 30h
  • Local: On-line Síncrono

• INSCREVA-SEna lista de interesse

Profa. Dra. Raíssa Moreira Lima Mendes Musarra

Pós-doutora pelo Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM), vinculado ao Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP), na linha Governança, Impacto e Modelagem Socioambiental. É Mestre em Ciências Sociais (Sociologia e Antropologia) pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais PPGCSoc-UFMA (2011) e Doutora em Ciências Sociais - Sociologia pelo programa de Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará - PPGCS-UFPA com estágio doutoral na Universidade de Paris, Villetaneuse - Paris XIII no Departamento "Sociologie/Droit". Gestora de projetos e pesquisadora do Instituto Norberto Bobbio e pesquisadora do Programa de Aperfeiçoamento Docente da PUC/SP.

Extensão, Presencial
Extensão, Presencial