Imagem de duas pessoas se cumprimentando

Estado, Políticas Públicas e Cidadania: Referências para a Atuação em Organizações da Sociedade Civil

As organizações da sociedade civil (OSC) estão cada vez mais profissionalizadas, demandando colaboradores atualizados diante dos desafios do mercado, capazes de entender as relações com o Estado e a sua atuação em articulação com as políticas públicas. Esse campo de atuação têm gerado, cada vez mais, excelentes oportunidades de trabalho para profissionais com variados perfis.

O Curso de Extensão em Estado, políticas públicas e cidadania: referências para a atuação em organizações da sociedade civil, realizado pelo Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor (NEATS) desde 2007, capacita os interessados para a análise dos fundamentos e das relações entre Estado, mercado e sociedade civil. São apresentados e discutidos conceitos fundamentais, como: estado democrático de direito, democracia, república, participação social e gestão pública. Faz-se também uma contextualização contemporânea das políticas públicas, enfatizando a participação e o controle social no seu desenvolvimento. A partir da caracterização da sociedade brasileira em sua diversidade e nas diversas expressões da desigualdade social, refletir-se-á sobre as transformações contemporâneas no papel do Estado e nas relações entre Estado e sociedade, tematizando os chamados segundo e terceiro setor, ou seja, o mercado e as organizações da sociedade civil. A partir daí torna-se possível aprofundar o estudo sobre as organizações da sociedade civil enquanto um setor social importante, complexo e heterogêneo, prestador de serviços de interesse público, atualmente sob um novo marco regulatório que amplia as condições para uma efetiva gestão social e para a maior profissionalização desse segmento.

A metodologia do curso prevê aulas expositivas e participativas, apresentações, seminários, pesquisas de campo, discussão de artigos e de livros, exposição de trabalhos e debates.

Construir com os alunos uma avaliação crítica das relações entre Estado e Sociedade na contemporaneidade e analisar o papel e oportunidades colocadas às organizações da sociedade civil.

Objetivos específicos:

• Aprofundar a análise da realidade social em suas conexões com os campos de atuação das organizações da sociedade civil
  • Verificar sinergias possíveis nem alguns desafios contemporâneos, como a construção de uma sociedade democrática e participativa, na produção de bens públicos, de serviços sociais e nos processos de desenvolvimento social, contribuindo para a redução das desigualdades.
  • Categoria: Extensão, On-line Síncrono

Este curso é direcionado principalmente a gestores e colaboradores de Organizações da Sociedade Civil bem como pessoas que se interessam por causas sociais e pelo Terceiro Setor, desde que sejam portadores de diploma de curso superior.

• Duração: 21 horas
  • Local: On-line Síncrono

Prof. Dr. Pedro Javier Aguerre Hughes

Pedro Javier Aguerre Hughes é doutor em Ciências Sociais/Política (PUC-SP), mestre em Ciências Sociais/Sociologia Política (PUC-SP) e graduado em Ciências Sociais (PUC-SP). Desde 2006 é professor assistente doutor do curso de Administração da Faculdade de Economia e Administração, Contábeis e Atuariais da PUC-SP. É membro do Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor (NEATS-PUC-SP). Atualmente desenvolve projetos de pesquisa sobre diversidade social e gestão da diversidade e sobre desenvolvimento sustentável e responsabilidade social corporativa. Atua como membro da Pastoral Fé e Política e na área de formação política, cidadania e direitos humanos. Tem experiência na área de sociologia, com ênfase em sociologia e políticas urbanas, estudos da segregação socioespacial, diversidade social, cidadania e direitos humanos. Atualmente é assistente especializado da Pró-reitoria de Cultura e Relações Comunitárias.

Extensão, Presencial
Extensão, Presencial