Religião, Cultura e Vida Contemporânea: Especialização em Ciência da Religião

Pós-Graduação Lato Sensu, On-line Síncrono

Em oposição à teoria da secularização na sua versão “clássica” predominante na discussão sociológica dos anos de 1970 e a previsão de uma crescente irrelevância de referências e símbolos religiosos para o indivíduo e os grupos humanos, observa-se que a religião não desapareceu, tão pouco se escondeu: continua a desempenhar um papel decisivo para a existência humana e suas práticas cotidianas ou está - até mesmo - se articulando com um vigor surpreendente.

A Ciência da Religião, interessada em qualquer manifestação religiosa, vem mostrando por meio de pesquisas empíricas crescente sensibilidade para o impacto duradouro do seu objeto de interesse teórico, como prático.

A proposta configura-se no propósito expresso na matriz curricular em priorizar a visibilidade prática de atuação que a Ciência da Religião pode oferecer a quem a busca o curso como formação específica com vista a profissionalização ou complementariedade da formação que possui. Assim o curso propõe direcionar o foco para uma visão mais operativa dos estudos e abordagens atuais, trazendo para o seu escopo teórico uma aproximação aos problemas práticos que a Ciência da Religião propõe analisar e tratar.

Desejamos que, além de atrair o interesse mais amplo de públicos, atender à funcionalidade prática da área de conhecimento e formação da Ciência da Religião, dando visibilidade ao curso e à Instituição.

O curso de Especialização apropria-se do potencial heurístico, dos insights empíricos e do repertório diversificado da Ciência da Religião em favor do estudo do campo religioso contemporâneo e sua inter-relação com outras esferas da vida. Oferece habilidades e capacitação diferenciadas aos alunos, para atuar de maneira competente e eficazmente nas áreas sinalizadas no currículo do curso. É oferecido pelos docentes da área da Ciência da Religião alocados no Departamento de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da PUC-SP.

Conheça o Simpósio: https://www.pucsp.br/pos-graduacao/especializacao-e-mba/simposio-religiao-cultura-e-vida-contemporanea-especializacao-em

O curso referenciado na matriz da Ciência da Religião, e com determinante engajamento na pragmaticidade da Ciência da Religião aplicada, quer responder às exigências intelectuais, institucionais e pragmáticas colocadas pelos problemas já apontados, como atender à demanda oriunda de vários setores da atividade humana em que a religião se manifesta e se faz presente nas ações cotidianas. Tais desafios são percebidos por profissionais das áreas da Educação, Comunicação, Psicologia, dentre outros. Apesar dos notáveis esforços das instituições que tratam do fenômeno religioso, há considerável discrepância entre os problemas práticos e ideológicos gerados pela dinâmica desse campo e entre os recursos (institucionais, pessoais e materiais) à disposição da pesquisa.

Diferenciais do curso

O curso é oferecido pelo PEPG em Ciência da Religião da PUC que devido a sua excelência e liderança nacional na área de conhecimento é avaliado com a nota “5” pela CAPES. Além de suas linhas de pesquisa o programa nos últimos anos investe em duas novas áreas, a saber: a Religião Material e a Ciência da Religião Aplicada. Trata-se de linhas inovadoras até agora omitidas por outros programas de Ciência da Religião no Brasil. A estrutura e os conteúdos da Especialização refletem a competência do corpo docente tanto em assuntos tradicionais constitutivos para a Ciência da Religião quanto em temas vinculados as duas novas áreas.

• Categoria: Pós-Graduação Lato Sensu, On-line Síncrono

Público geral interessado na observação e estudo da religião como fenômeno enraizado na vida humana. Às diversas categorias profissionais cujas atividades exigem aprofundamento em questões relativas ao campo religioso contemporâneo, sua dinâmica interna e a seu impacto nas esferas sociais. Professores, lideranças religiosas, agentes de pastoral, profissionais em comunicação, psicólogos e terapeutas, historiadores e cientistas sociais e do meio ambiente e, ainda, a profissionais da gestão humana. A todos (portadores de diploma de graduação) os interessados nos estudos sobre o fenômeno religioso.

• Duração: 360h
  • Local: On-line Síncrono