Imagem de um livro aberto

Práticas de Leitura Literária e a Formação do Leitor

Como promover o encontro do mundo da literatura com as crianças e jovens? Como podemos promover esse encontro no ambiente escolar?

Sabemos que a literatura é fonte de encantamento e possibilita várias experiências ao sujeito, entre elas a de sonhar, imaginar, fantasiar, criar e refletir. Experiências importantes ao ser humano no processo de humanização e cidadania.

Partindo da relevância da formação do leitor literário, o curso discute as práticas de leitura do texto literário em sala de aula no Ensino fundamental I e o papel do professor – mediador nesse processo. Aborda, também, a importância de dar voz ao aluno, de propiciar a reflexão para que possa transformar-se em autor, tanto do texto, como de sua história. Isso porque a autonomia oferecida ao aluno, por meio das práticas de leitura, possibilita-o criar e não apenas reproduzir, uma vez que as várias leituras que fazemos do mundo ampliam o repertório e experiências e nos levam ao descobrimento de novas possibilidades de ação.

Discutir a importância da leitura literária na formação de crianças e jovens e contribuir, a partir da apresentação e discussão de práticas de leitura, para a formação de professores-mediadores mais capacitados ao trabalho com a leitura literária.

• Evidenciar e discutir a importância da leitura e da leitura do texto literário na formação do leitor literário.
  • Ressaltar a relevância do papel do professor-mediador nesse processo de formação.
  • Propor e discutir práticas de leitura vivenciadas no Ensino Fundamental I, II e Ensino médio.
  • Evidenciar as instâncias envolvidas no processo de formação do leitor literário: escola, família, biblioteca, bibliotecários.

Diferenciais do Curso

O curso possibilita a discussão sobre a importância da leitura literária na formação de crianças e jovens e contribui, a partir da apresentação e discussão de práticas de leitura, para a formação de professores – mediadores mais capacitados com a leitura literária.

• Categoria: Extensão, On-line Síncrono

Gestores educacionais, professores, graduados das diferentes áreas do conhecimento, mediadores da leitura, bibliotecários e interessados em geral no tema.

• Duração: 20h
  • Local: On-line Síncrono

Profa. Me. Teresa Cristina Aliperti França Domingues

Pedagoga pela PUCSP. Mestre em Educação do Surdo pela Gallaudet University - Washington,D.C. EUA, 1987. Mestre em Literatura e Crítica Literária pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP- 2015 e doutoranda pelo mesmo programa de pós – graduação. Professora do Ensino Fundamental I da Rede Pública Estadual de São Paulo desde 2006, onde desenvolve trabalho inovador na área de formação do leitor do texto literário, dando ênfase ao papel da família, da escola, da sociedade e do professor-mediador nesse processo. Vem desenvolvendo, ao longo dos anos, várias práticas que contribuem para a formação do leitor e do leitor do texto literário.