Imagem de bandeiras de vários países

Português Brasileiro On-Line Síncrono

45h cada Nível

Em razão do atual momento global de restrição à mobilidade entre países, a proposta deste curso vem cumprir um importante papel ao viabilizar uma formação a distância que permite àqueles interessados em aprender a língua portuguesa iniciar ou dar continuidade aos seus estudos. O Curso está estruturado por uma perspectiva comunicativa interacional e intercultural. Vincula-se à perspectiva teórico-metodológica que concebe a língua como meio de produção de sentidos e interação com o outro, pelo acesso a práticas sociais que são históricas e contextuais.

A proposta do curso está alinhada aos parâmetros constantes no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) e aos critérios do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celp-Bras), tendo em vista o domínio das competências esperadas nesse processo de ensino-aprendizagem. O curso “Português Brasileiro on-line Síncrono” é composto pelos níveis Básico, Intermediário e Avançado, correspondendo aos níveis propostos pelo QECR.

Diferenciais do curso

O Curso Português Brasileiro On-line Síncrono oferece ao aluno a possibilidade de estudar a língua portuguesa experienciando práticas reais de comunicação de modo a contextualizar os usos linguístico do falante do português brasileiro. Por essa perspectiva, propõe-se uma pedagogia que propicia a inserção do aprendiz a uma aproximação (alteridade) da realidade comunicativa, textual, discursiva, cultural de usos da nova língua-alvo.

São propostos conteúdos ligados não somente às estruturas de língua, mas também ligados à cultura, às práticas dialogais das transações comerciais, bem como ligados aos interesses pessoais do grupo. A metodologia aplicada parte da observação e da identificação das necessidades específicas dos alunos de modo a oferecer uma focalização da língua portuguesa em uso nos diferentes contextos.

Propiciar ao aluno conhecimento, prática e compreensão oral e escrita em língua portuguesa, em situações comunicativas particulares, sociais e funcionais suficientes e adequadas para interagir em situações específicas. Assim, por exemplo: apresentar-se e inserir-se em conversações com outras pessoas, no laser e em contexto profissional e acadêmico, fazer compras, solicitar produtos, perguntar e responder a questionamentos sobre assuntos gerais, profissionais e pessoais, comunicar-se de forma precisa por meio de aplicativos ou redes sociais, entre outros.

PRESENTATION

Due to the current global restriction on mobility between countries, the proposal of this course fulfills an important role in providing distance learning training that allows those interested in learning the Portuguese language to begin or continue their studies. The course is structured from an interactive and intercultural communicative perspective. It is linked to the theoretical-methodological perspective that sees language as a means of producing meaning and interaction with others, through access to social practices that are both historical and contextual.

The course proposal is aligned to the parameters contained in the Common European Framework of Reference for Languages (CEFR) and to the criteria of the Certificate of Proficiency in Portuguese Language for Foreigners (Celp-Bras), aiming at the mastery of the competencies expected in this teaching-learning process. The course "Synchronous Online Brazilian Portuguese" is composed of the Basic, Intermediate and Advanced levels, corresponding to the levels proposed by the CEFR.

COURSE DISTINCTIVE FEATURES

The Synchronous Online Brazilian Portuguese Course offers the student the possibility of studying the Portuguese language by experiencing real communication practices in order to contextualize the linguistic uses of the Brazilian Portuguese speaker. From this perspective, a pedagogy is proposed that provides the learner with an approach (otherness) to the communicative, textual, discursive and cultural reality of the uses of the new target language.

Contents are proposed that are linked not only to language structures, but also to culture, to the dialogical practices of commercial transactions, as well as to the personal interests of the group. The methodology applied is based on the observation and identification of the students' specific needs in order to offer a focus on the Portuguese language in use in different contexts.

OBJECTIVES

To provide the student with knowledge, practice and understanding of oral and written Portuguese, in particular communicative, social and functional situations that are sufficient and adequate to interact in specific situations. Thus, for example: introducing oneself and inserting oneself in conversations with other people, at the leisure and in professional and academic contexts, shopping, ordering products, asking and answering que stions about general, professional and personal matters, communicating accurately through apps or social networks, among others.

• Categoria: Extensão, On-line Síncrono

O curso se destina a alunos que não tenham a Língua Portuguesa como língua materna.

• Duração: 45h cada Nível
  • Local: On-line Síncrono

Profa. Dra. Aparecida Regina Sellan

Pós-doutora em PBLE (UFF), doutora e mestre em Língua Portuguesa (PUC-SP). Coordenadora do curso de Letras - Português entre 2013 e 2015. Coordenadora da disciplina RLJ (PUC-SP) entre 2005 e 2020. Coordenadora dos cursos de extensão Português Brasileiro: Língua e Cultura e Português Brasileiro on-line síncrono. Coordenadora do curso de Língua Portuguesa - Lato Sensu (PUC-SP). É vice-líder do grupo de pesquisa NUPPLE (IP-PUC-SP). Atua na área de letras com texto narrativo; ensino de Língua Portuguesa para nativos e para estrangeiros com enfoque interculturalista; fonética e fonologia, morfossintaxe; produção textual e análise de discurso.

Extensão, Presencial
Extensão, Presencial