Setor de Bolsas

É a responsável pela operacionalização de implementação das bolsas, concedidas pelos Programas de Estudos Pós-Graduados, junto às Agências de fomento.

Campus Perdizes

Edifício Reitor Bandeira de Mello (Prédio Novo)

Endereço:
Rua Ministro Godói 969- Bloco B - 4º Andar - sala 4B-04 - CEP 05015-901 - São Paulo - SP

Email: bolsapos@pucsp.br

Horário de Atendimento:
De 2ª a 6ª feira
das 9:00 às 19:00 horas

Informações Gerais sobre Bolsas de Estudo

Bolsas Capes

Para o mestrado, a bolsa tem duração de no máximo 24 meses e, para o doutorado, 48 meses. A utilização máxima está condicionada aos critérios e avaliação da Coordenação de cada Programa. As modalidades das bolsas financiadas, são:

Modalidade I– ajuda de custo no valor de R$ 1.500,00 para o Mestrado e R$ 2.200,00 para o Doutorado e pagamento de taxas escolares no valor de R$ 1.100,00 para o Mestrado e R$ 1.400,00 para o Doutorado pagas pela CAPES diretamente na conta dos beneficiários que deverão repassar o valor às respectivas instituições, em substituição ao pagamento das mensalidades e demais taxas do curso.

Modalidade II–pagamento de taxas escolares no valor de R$ 1.100,00 para o Mestrado e R$ 1.400,00 para o Doutorado pagas pela CAPES diretamente na conta dos beneficiários que deverão repassar o valor às respectivas instituições, em substituição ao pagamento das mensalidades e demais taxas do curso.

Veja a normatização para esses tipos de bolsas: Normas CAPES PROSUC

Bolsas CNPq

Para o mestrado, a bolsa tem duração de no máximo 24 meses e, para o doutorado, 48 meses. A utilização máxima está condicionada aos critérios e avaliação da Coordenação de cada Programa. Os benefícios do CNPq, são:

Mestrado- isenção integral das mensalidades e uma ajuda de custo no valor de R$ 1.500,00.

Doutorado - isenção integral das mensalidades, ajuda de custo no valor de R$ 2.200,00 e R$ 394,00 (Taxa de Bancada destinada à manutenção e melhorias necessárias ao desenvolvimento da programação acadêmica, da pesquisa e do projeto). A utilização dessa taxa deve ter a anuência do orientador.

Veja a normatização para esse tipo de bolsa: Normas CNPq

Bolsas FAPESP

As solicitações de bolsas são realizadas pelo aluno/orientador diretamente na FAPESP. Para mais informações, acesse www.fapesp.br.
A PUC-SP concede desconto de 50% nas mensalidades dos alunos contemplados com este tipo de bolsa, a partir do 1º semestre de 2021, conforme Deliberação do CONSAD (Conselho de Administração) de 15/12/2020.

Para obter o desconto, o aluno contemplado com a bolsa FAPESP deverá encaminhar para o Setor de Bolsas da Pós-Graduação (bolsapos@pucsp.br) uma cópia do Termo de Outorga recebido da FAPESP, com as devidas assinaturas.

A perda da condição de bolsista FAPESP, por qualquer motivo, implicará no imediato cancelamento do desconto.
.

Solicitação de Declarações

Este serviço é dirigido à alunos bolsistas, ex-bolsistas e não bolsistas.

Para solicitar declaração, favor preencher o formulário : Declaração

Após preenchimento, enviar para o e-mail:  bolsapos@pucsp.br

A declaração ficará disponível para retirada nesta Secretaria, após 2 dias úteis da confirmação de recebimento da solicitação.

Bolsa Estágio Doutoral no Exterior - Bolsa ‘Sanduíche’

Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) - CAPES

Objetivo: O PDSE é um programa institucional da CAPES com o objetivo de qualificar recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche às Instituições de Ensino Superior Brasileiras (IES) que possuam curso de doutorado recomendado e reconhecido com nota igual ou superior a 3.
Doutorado sanduíche é a realização de estágio no exterior, em instituições de ensino superior, durante o período regular do curso de doutorado no Brasil. Este estágio pode ter duração de 04 a 12 meses.
Submissões: as inscrições para o PDSE são divulgadas pela CAPES através de edital no site: https://www.capes.gov.br/bolsas-e-auxilios-internacionais/pais/218-multinacional/9660-programa-de-doutorado-sanduiche-no-exterior-pdse
Veja a normatização CAPES para este tipo de bolsa: Regulamento do Programa

Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE) – CNPq

Objetivo: Apoiar alunos formalmente matriculados em cursos de doutorado no Brasil que comprovem qualificação inequívoca para usufruir, no exterior, da oportunidade de aprofundamento teórico, coleta e/ou tratamento de dados ou desenvolvimento parcial da parte experimental de sua tese a ser defendida no Brasil.
Veja a normatização para este tipo de bolsa: http://www.cnpq.br/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/6123307
Calendário CNPq:

Antes da inscrição, o candidato deverá comparecer na Secretaria de Convênios e Bolsas para verificação da documentação pertinente à candidatura.

PUC-SP