Bolsas e Financiamentos


MODALIDADES DE BOLSAS OFERECIDAS NA GRADUAÇÃO

 

1. BOLSA do ProUni:

 

Prouni

O processo de ingresso de estudantes por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) é normatizado pelo Ministério da Educação (https://acessounico.mec.gov.br/prouni) e sua classificação é feita por meio da nota do ENEM. Os(As) estudantes que ingressam pelo ProUni têm a bolsa concedida desde a matrícula. As informações completas podem ser obtidas no site do MEC (https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-bolsa-de-estudo-do-prouni).


2. BOLSA FUNDASP:

Por meio de editais públicos, são ofertadas bolsas de estudo institucionais aos alunos cujos perfis socioeconômicos atendam à Lei Complementar Nº 187/2021 e demais leis vigentes para concessão de bolsas de estudo filantrópicas. São concedidas bolsas integrais e parciais (50%). As bolsas parciais são oferecidas quando há remanescência de bolsas integrais ou por conveniência da instituição.

A abertura de editais - que dispõem sobre as condições e sobre os pré-requisitos para inscrição e critérios para concessão dessa modalidade de bolsa - é amplamente divulgada nos canais de comunicação da Universidade.

As bolsas de estudo cobrem apenas as mensalidades do curso - até sua conclusão - com as respectivas disciplinas que compõem sua grade curricular no momento da matrícula. Estão excluídas da gratuidade as taxas administrativas, serviços complementares, entre outros itens.

Para manutenção da bolsa de estudo, o(a) aluno(a) precisa obter, no mínimo, 75% de aprovação do total de disciplinas cursadas em cada período letivo e, também, realizar a atualização anual de documentos do grupo familiar, a fim de que a instituição possa se certificar de que o(a) beneficiário(a) ainda se mantém com o perfil socioeconômico compatível, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação e pela Fundação São Paulo - mantenedora da PUC-SP, para continuar com o usufruto de tal modalidade de bolsa de estudo.

 

3. BOLSA MÉRITO ACADÊMICO:

3.1. INTEGRAL: Concessão de uma bolsa de estudo integral para usufruto no curso aos(às) candidatos(as) classificados(as) em primeiro lugar em cada um dos campi da Universidade no Vestibular de Verão PUC-SP de 2023, exceto Teologia. A bolsa de estudo é pessoal e intransferível. Para renovação do respectivo benefício será exigida aprovação em, pelo menos, 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo cursado.

3.2. PARCIAL: As bolsas de estudo parciais (50%) serão concedidas aos alunos egressos de escolas públicas, classificados em primeiro lugar em todos os cursos de graduação da PUC-SP, exceto Teologia, no Vestibular de Verão PUC-SP 2023, em sua primeira opção de curso. A bolsa de estudo é pessoal e intransferível. Para renovação do respectivo benefício será exigida aprovação em, pelo menos, 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo cursado.  

 

4. FIES – Financiamento Estudantil do MEC:

 

SisFIES

O processo de ingresso de estudantes por meio do Financiamento Estudantil (Fies) está normatizado na página https://acessounico.mec.gov.br/fies.

O Fies consiste num programa de financiamento público mantido pelo MEC. Também se tornou uma forma de ingresso na Universidade, por meio do ENEM e de análise de perfil socioeconômico do grupo familiar, de acordo com os critérios de renda para concessão do financiamento estipulados pelo MEC. Ainda, é possível obtê-lo durante a realização do curso, desde que cumpridas as exigências do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FNDE. As normas e demais informações estão disponíveis em http://sisfiesportal.mec.gov.br e também em https://www.fnde.gov.br/index.php

 

5.CRÉDITO UNIVERSITÁRIO BRADESCO:

Consiste num financiamento privado ofertado pelo Crédito Universitário Bradesco. As informações completas devem ser obtidas na página eletrônica www.bradescouniversitario.com.br

 

 

 

 

BOLSA DE ESTUDO - FUNDO "SER PUC"

O Fundo de Bolsas "Ser PUC" foi criado pela Instituição e conta com a contribuição financeira dos ex-alunos, funcionários, professores da PUC-SP e demais interessados.

Tem por objetivo permitir a permanência na PUC-SP de jovens que não possuem condições financeiras para arcar com as mensalidades, que não se enquadram nos perfis sociais estipulados pela Lei de Filantropia ou que, apesar de se enquadrarem, não puderam ser contemplados diante do número limitado de vagas para concessão de bolsas filantrópicas.

Tivemos um edital no primeiro semestre de 2023. Por enquanto, não há previsão de abertura de novo processo seletivo para essa modalidade de bolsa de estudo.

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do email: sabe@pucsp.br

Setor de Administração de Bolsas de Estudo

 

Prouni

PROCESSO SELETIVO DO PROUNI - 1º SEMESTRE DE 2024
- Publicação do Resultado Final da Lista de Espera

POR FAVOR, LEIA ATENTAMENTE TODAS AS INFORMAÇÕES ATÉ O FINAL DA PÁGINA

Conforme previsto no cronograma do MEC, o arquivo com o resultado final da Lista de Espera (2024-1) na PUC-SP poderá ser consultado abaixo.

Os candidatos aprovados realizarão suas respectivas matrículas entre os dias 23 e 24 de Abril de 2024, a fim de início imediato nas aulas. Na manhã do dia 23/04/2024, a equipe de matrículas (matriculas@pucsp.br) entrará em contato - por e-mail - com cada candidato(a) aprovado(a) para informar os procedimentos para efetivação do vínculo acadêmico com a universidade.

Por fim, esclarecemos que, em cumprimento a lei de nº 13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) -, na divulgação da lista constarão apenas o primeiro nome de cada candidato(a) seguido da letra inicial do(s) sobrenome(s), além do curso/turno/campus escolhidos, a colocação na lista de espera, o resultado e, por fim, o número de vagas ofertadas.

 

Para Consultar o Resultado Final da Lista de Espera - Clique Aqui

 

Para Consultar:

  • A Lista de Documentos Exigidos - Clique Aqui
  • O Cronograma do Processo Seletivo do ProUni (2024-1) - Clique Aqui

 

Para Imprimir os Modelos de Declarações:

  • Termo de Consentimento para Tratamento de Dados Pessoais/Sensíveis - Clique Aqui
  • Declaração de Inscrição por Cota - só para quem optar por esta modalidade na inscrição - Clique Aqui
  • Desemprego / Não Apresenta Renda Mensal - Clique Aqui
  • Trabalho Autônomo - Clique Aqui
  • Despesas com Alimentação - Clique Aqui
  • Declaração de Recebimento ou Não de Pensão Alimentícia - Clique Aqui
  • Declaração de que Não Possui Contato com o Pai e/ou Mãe - Clique Aqui
  • Declaração de União Estável - Clique Aqui
  • Declaração de Separação de Corpus (para quem não foi casado em cartório) - Clique Aqui

 

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do e-mail sabe@pucsp.br

Setor de Administração de Bolsas de Estudos - SABE

 


ProUni Renovação

Prouni

Os procedimentos de atualização de documentos para manutenção da bolsa de estudo integral do ProUni se fazem necessários, a fim de que a instituição possa garantir que cada aluno(a) que usufrui do respectivo benefício se mantem com o perfil socioeconômico compatível para tal.

Para o ano de 2024, os(as) alunos(as) bolsistas do ProUni que terão de realizar a atualização de documentos serão comunicados(as) a respeito dos procedimentos em meados do mês de junho, contudo, para aqueles(as) que possuam a previsão de conclusão de curso para o final do 1º semestre de 2024, esses(as) serão convocados(as) antes do término do semestre. Mas, independentemente da situação, todos(as) serão informados(as) e orientados(as) por e-mail.

Por fim, em caso de dúvidas, envie um e-mail para sabe@pucsp.br que você será respondido(a) em breve.

 

Atenciosamente,

Setor de Administração de Bolsas de Estudo - SABE

BOLSAS FILANTRÓPICAS DA FUNDAÇÃO SÃO PAULO (GRADUAÇÃO)

 

No momento, a PUC-SP não possui nenhum edital de bolsas de estudo filantrópicas aberto.

Acompanhe, periodicamente, esta página, pois quando for aberto um novo edital, o mesmo será publicado aqui.

 

Atenciosamente,

Setor de Administração de Bolsas de Estudo - S.A.B.E.

 


FUNDASP RENOVAÇÃO GRADUAÇÃO

 

Os procedimentos de atualização de documentos para manutenção da bolsa de estudo Filantrópica da Fundasp se fazem necessários, a fim de que a instituição possa garantir que cada aluno(a) que usufrui do respectivo benefício se mantem com o perfil socioeconômico compatível para tal.

Para o ano de 2024, os(as) alunos(as) bolsistas filantrópicos da Fundasp que terão de realizar a atualização de documentos serão comunicados(as) a respeito dos procedimentos em meados do mês de junho, contudo, para aqueles(as) que possuam a previsão de conclusão de curso para o final do 1º semestre de 2024, esses(as) serão convocados(as) antes do término do semestre. Mas, independentemente da situação, todos(as) serão informados(as) e orientados(as) por e-mail.

Por fim, em caso de dúvidas, envie um e-mail para sabe@pucsp.br que você será respondido(a) em breve.

 

Atenciosamente,

Setor de Administração de Bolsas de Estudo - SABE

 

 

fies-logo

 

PROCESSO SELETIVO DO FIES - 1º SEMESTRE DE 2024

Informamos que realizada a complementação da inscrição no site do MEC, os(as) candidatos(as) devem aguardar e-mail do Setor de Administração de Bolsas de Estudo (SABE), que será enviado no endereço cadastrado na inscrição realizada no site do MEC. Isso ocorrerá assim que o nome do(a) candidato(a) entrar no sistema para a Universidade.

No e-mail seguirão as instruções para o envio da documentação comprobatória, que se dará pelo endereço eletrônico fiesdoc@pucsp.br e, caso haja necessidade, a Universidade poderá solicitar os arquivos originais para averiguação.

Ao receber o e-mail, antes do envio da documentação, os(as) candidatos(as) deverão preencher e imprimir a ficha de inscrição que está disponível no link abaixo.

ANTES DE PREENCHER A FICHA DE INSCRIÇÃO, OBSERVE AS SEGUINTES ORIENTAÇÕES:

1) Leia todas as informações atentamente e preencha corretamente todos os dados/valores que no formulário são solicitados, de acordo com a documentação comprobatória que será entregue. No preenchimento, não use nenhum outro caractere sem ser letra e número. Ao indicar valores, não use ponto para separar a milhar, apenas a virgula para decimal. Se foi bolsista durante o ensino médio, ao indicar o percentual de bolsa usufruído só utilize número (exemplo: para bolsa integral, digite 100). Não é necessário que o(a) candidato(a) se inclua no grupo familiar, seus dados já estão cadastrados, basta inserir as informações solicitadas nos campos correspondentes. Só é possível o preenchimento da ficha uma única vez, depois de finalizada não há como fazer nova via.

2) Orientamos que você já separe, scaneie, salve em formato PDF cada um dos documentos. Também, nomeie cada um dos arquivos pertencentes a você e aos demais membros do grupo familiar. A partir da conclusão do preenchimento da ficha de inscrição da PUC-SP, você já vai precisar fazer o envio da ficha e da documentação COMPLETA para o e-mail indicado (fiesdoc@pucsp.br). No assunto do e-mail, coloque apenas o seu nome completo sem abreviações - isso ajudará nos trâmites internos de identificação. A documentação poderá ser encaminhada anexa ao e-mail ou por meio de arquivo único criado no Google Drive, contudo, não se esqueça de ativar o link de compartilhamento antes do envio para que possamos ter acesso ao que você vai enviar.

3) No preenchimento da ficha de inscrição, será solicitado que redija uma carta contando como tem sido sua vida familiar desde a idade escolar e a atual dificuldade financeira, podendo acrescentar os fatos que forem determinantes para chegar até a inscrição para o processo seletivo do Fies. Sugerimos que você já deixe esta carta pronta no Word para só colar no formulário no local indicado, o que facilitará o preenchimento.

Alertamos os(as) candidatos(as) para a necessidade de conhecerem a legislação que regulamenta o processo e define procedimentos, prazos e etapas desde a inscrição até a contratação do financiamento, evitando contratempos que impliquem na perda da vaga e/ou questionamentos futuros.

Informamos que, de acordo com a legislação vigente, todos(as) os(as) candidatos(as) deverão preencher a proposta do seguro prestamista e enviar junto com a documentação. A via original do respectivo documento deverá ser entregue no banco quando for formalizar a contratação do financiamento, se seu processo for aprovado na PUC-SP.

  • Para preencher a ficha de inscrição - Clique Aqui
  • Para imprimir a proposta de seguro prestamista - Clique Aqui
  • Para acessar o comunicado sobre pagamento de coparticipação - Clique Aqui


Para Consultar:

  • a Documentação Exigida pela PUC-SP: Clique Aqui
  • o Edital Nº 10 de 6 de Março de 2024: Clique Aqui
  • a Portaria Normativa Nº 209/2018 : Clique Aqui
  • a Resolução Sobre Valor Mínimo e Máximo de Financiamento: Clique Aqui


Para Imprimir O Termo de Consentimento e Demais os Modelos de Declarações:

  • Termo de Consentimento para Tratamento de Dados pessoais/sensíveis - Clique Aqui
  • Não Apresenta Renda Mensal - Clique Aqui
  • Trabalho Autônomo - Clique Aqui
  • Despesas com Alimentação - Clique Aqui
  • Declaração de Recebimento ou Não de Pensão Alimentícia - Clique Aqui
  • Declaração de que Não Possui Contato com o Pai e/ou Mãe - Clique Aqui
  • Declaração de União Estável - Clique Aqui
  • Declaração de Separação de Corpus - Clique Aqui

 

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do e-mail sabe@pucsp.br

 

Setor de Administração de Bolsas de Estudo - SABE

 

BOLSAS FILANTRÓPICAS DA FUNDAÇÃO SÃO PAULO (PÓS-GRADUAÇÃO)

 

No momento, a PUC-SP não possui nenhum edital de bolsas de estudo filantrópicas aberto.

Acompanhe, periodicamente, esta página, pois quando for aberto um novo edital, o mesmo será publicado aqui.

 

Atenciosamente,

Setor de Administração de Bolsas de Estudo - S.A.B.E.

 


Bolsa FUNDASP Pós-Graduação - Renovação

 

Os procedimentos de atualização de documentos para manutenção da bolsa de estudo Filantrópica da Fundasp se fazem necessários, a fim de que a instituição possa garantir que cada aluno(a) que usufrui do respectivo benefício se mantem com o perfil socioeconômico compatível para tal.

Para o ano de 2024, os(as) alunos(as) bolsistas filantrópicos da Fundasp que terão de realizar a atualização de documentos serão comunicados(as) a respeito dos procedimentos em meados do mês de junho, contudo, para aqueles(as) que possuam a previsão de conclusão de curso para o final do 1º semestre de 2024, esses(as) serão convocados(as) antes do término do semestre. Mas, independentemente da situação, todos(as) serão informados(as) e orientados(as) por e-mail.

Por fim, em caso de dúvidas, envie um e-mail para sabe@pucsp.br que você será respondido(a) em breve.

 

Atenciosamente,

Setor de Administração de Bolsas de Estudo - SABE

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