Imagem de uma mão segurando um desenho de um cérebro

Biomecânica Clínica nas afecções musculoesqueléticas

O curso de biomecânica clínica nas afecções musculoesqueléticas integra todo o conhecimento da biomecânica no estudo e compreensão dos mecanismos de lesão, dos fatores de risco e associados dos diversos acometimentos patológicos do sistema musculoesquelético do ser humano, permitindo assim intervenções mais assertivas nos programas de reabilitação, bem como orientações para a prevenção destes mecanismos de lesão.

Desenvolver e fundamentar o conhecimento da biomecânica clínica relacionada ao mecanismo de lesão das afecções musculoesqueléticas mais prevalentes e sua implicação no tratamento, abordando também as propriedades biomecânicas dos tecidos biológicos, os instrumentos de avaliação em biomecânica ocupacional, o controle motor nos mecanismos de lesão, os conceitos de biomecânica nas atividades de vida diária e prática e as evidências científicas quanto ao tratamento das patologias abordadas.

Diferenciais

O curso aborda, de forma atualizada, a biomecânica clínica envolvida nos mecanismos de lesão e nos fatores de risco associados ao desenvolvimento das afecções musculoesqueléticas mais prevalentes. Essa abordagem permite discutir aspectos de prevenção dos agravos, bem como compreender o tratamento cinesioterapêutico. Os temas apresentados são discutidos pautados pela prática baseada em evidências. O corpo docente tem vasta experiência clínica, além de docência e pesquisa nas temáticas abordadas

• Categoria: Extensão, On-line Síncrono

O curso destina-se a fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicomotricistas, profissionais da educação física e alunos de graduação das respectivas áreas a partir do 3º ano.

• Duração: 35h
  • Local: Online

• INSCREVA-SE
Prof. Dr. Fabio Jorge Renovato Franca

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (2002), mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é docente do curso de Fisioterapia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em coluna vertebral, atuando principalmente nos seguintes temas: exercícios terapêuticos, dor lombar, envelhecimento e terapia manual. Atua também com revisor científico de revistas de Fisioterapia e Medicina.

Profa. Dra. Patrícia Jundi Penha

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de São Paulo (2003), especialização em Fisiologia do Exercício (2004) pela UNIFESP e em Fisioterapia Neonatal e Pediátrica pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (2021), mestrado (2008) e doutorado (2016) em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação da Universidade de São Paulo. Docente do curso de Fisioterapia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, ministrando as disciplinas de Biomecânica e Cinesiologia e Métodos de Avaliação Clínica e Funcional. Tem experiência clínica e acadêmica na área de Fisioterapia, com ênfase em avaliação musculoesquelética, postura e escoliose idiopática.