Objetivos e Filosofia

NTC - Núcleo de Trabalhos Comunitários

Objetivos e Filosofia

Este trabalho é desenvolvido através das seguintes dimensões:

• Pesquisa-ação: desenvolvimento de projetos de Iniciação Científica, Monografias, Dissertações, Teses, dentre outras importantes pesquisas sociais. Conforme afirma Thiollant (2007) esse processo de construção da pesquisa-ação se dá por meio da prática intelectual da pesquisa que não tem apenas o intuito de levantar dados ou de produzir meros relatórios a serem engavetados, mas ao contrário, essa produção se constitui de modo participativo, na medida em que seu público interage e impacta diretamente a mesma. Nesse sentido as pesquisas realizadas contribuem para a produção do conhecimento desempenhando um papel critico à medida em que o pesquisador (a) assume um papel de intermediador ante os fatos observados.
  • Formação: é realizada por meio de oficinas pedagógicas, cursos de formação, palestras interativas, seminários temáticos, aulas públicas, encontros periódicos, reuniões sistemáticas, dentre outras ações educativas desenvolvidas com diversos segmentos sociais que demandam a contribuição do NTC da PUC/SP. Os pressupostos político-pedagógicos da formação se embasam numa concepção de educação Freireana que propicia o diálogo democrático e criativo, a leitura prática do mundo, a valorização do homem na condição de sujeito, e uma atuação pautada em compromisso ético.
  • Assessoria em Políticas Públicas: elaboração, execução, acompanhamento, avaliação e sistematização de projetos e programas sociais, desenvolvidos em parceria com organizações governamentais e não governamentais no âmbito municipal, estadual, nacional e internacional. Para tanto, a construção da gestão desses projetos e programas se materializa a partir da participação social efetiva dos sujeitos envolvidos no processo – gestores, técnicos, usuários, pesquisadores, movimentos sociais, ONGs, dentre outros.
  • Projetos de intervenção: iniciativas de intervenção social, desenvolvidas “in loco” em territórios que apresentam altos níveis de vulnerabilidade, mas também que se configuram por lutas históricas para transcender a sua condição enquanto territórios que expressam as contradições sociais no cotidiano da vida humana. Portanto, essa atuação tem como principal objetivo ser construída em parceria com sujeitos sociais comprometidos com a implementação dos direitos fundamentais de cidadania. Direitos esses, muitas vezes aviltados pela não universalização das políticas públicas.
  • Estágio para estudantes da Universidade e atividades complementares exigidas pela graduação.
  • Participação social: o NTC ao longo de sua história vem contribuindo para o fortalecimento da democracia participativa e representativa, atuando nos seguintes órgãos: Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente na esfera municipal, estadual e nacional, Núcleo de Referência do Estado de São Paulo do SIPIA – Sistema de Informação para a Infância e Adolescência, Fóruns de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fórum Social Mundial, socializou seu trabalho através de Conferências: Criança e do Adolescente, Cidade, Águas, Assistência Social, Meio Ambiente,  Pastoral do Menor; dentre outras importantes participações.
  •  Promoveu Publicações: elaboração de relatórios, livros, artigos, cartilhas, apostilas, produzidas a partir da sistematização das experiências desenvolvidas por meio da metodologia lúdica e participativa. Essas produções podem subsidiar novas práticas de trabalhos sociais comprometidas com a transformação social.

Desde sua criação o NTC tem contribuído para a interação entre universidade e sociedade primando não somente pela socialização do conhecimento como também pela metodologia ativa de construí-lo.

Tal compromisso fundamenta-se na filosofia de Paulo Freire para quem o homem é um ser de relações – com a natureza, com a sociedade, e com Deus. A educação para ele deve promover uma leitura crítica do mundo e do papel dos sujeitos na construção de uma sociedade democrática, por meios não-violentos.

Assim como Freire, o NTC une cultura e educação, teoria e prática, mobilizando intelectuais orgânicos (Gramsci) (1), lideranças comunitárias, militantes de movimentos sociais e segmentos excluídos da população, pautando-se pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

A concepção humanista característica do NTC direcionou-o a fortalecer movimentos sociais em defesa dos direitos humanos referentes à educação, saúde, trabalho, justiça, o que em última análise implica na construção de uma sociedade justa e igualitária.

Tal propósito levou-o a promover pesquisa-ação, formação de educadores sociais, assessorar políticas públicas e projetos de intervenção centrados na inserção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, como atesta seu objetivo geral:

Contribuir para a inclusão, permanência e desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes de famílias de baixa renda, por meio de atividades socioeducativas, culturais, artísticas, esportivas e de saúde, integrando famílias, escola e comunidade. Promover alfabetização de adultos, formar educadores sociais, oferecer oportunidade de cumprir estágio, atividades complementares e iniciação científica a estudantes da graduação. Produzir e socializar conhecimentos através de pesquisas, produção de artigos, participação em congressos, elaboração de material didático, e empreender assessoria nacional e internacional no que se refere à educação popular e políticas públicas.

PUC-SP