Educação: Currículo

Avaliação CAPES: Quadriênio 2017-2020 - Conceito 4
Mestrado, Doutorado

Breve Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP iniciou suas atividades de Mestrado em 1975 e de Doutorado em 1990. Nesses quase 50 anos de história, titulou mais de 1.600 Mestres e Doutores.

For the English version, click here.

Para la versión en Español, clic aquí

Conheça mais sobre o Programa - Libras Libras

Novidades do Programa
e Avisos de Interesse

Exame de Proficiência em Língua Estrangeira

Resultado do Exame de Proficiência em Língua Estrangeira 1/2024: clique aqui.

Próximas Bancas de Teses e Dissertações

Bancas de Teses e Dissertações em Abril 2024: clique aqui.

Projeto “Usos Híbridos no Currículo”

Está em curso no Programa um projeto inovador. Trata-se de uma pesquisa-ação, com o objetivo de sistematizar experiências do chamado ‘ensino híbrido’, no âmbito do Programa, de modo a elaborar um conceito propositivo sobre o tema, tomando o processo de saída do isolamento da pandemia como uma abertura de novas oportunidades conceituais e práticas para o Currículo. Este projeto foi aprovado pelo CNPq (Chamada 07/2022), tendo recebido 02 Bolsas Mestrado e 06 Bolsas Doutorado, para sua execução.

Para acessar o Projeto “Usos Híbridos no Currículo”, clique aqui.

Se ligue na página dos Alunos do Programa Eu Sou PUC-SP:

Área de Concentração do Programa: Currículo

Linhas de Pesquisa

Currículo, Conhecimento e Cultura

Formação de Educadores

Novas Tecnologias em Educação

Políticas Públicas e Reformas Educacionais e Curriculares

Revista e-Curriculum

A Revista eletrônica e científica e-Curriculum, do Programa, é uma das revistas científicas eletrônicas pioneiras na Pós-Graduação no Brasil. Esta é sua Missão: estimular a publicação de estudos e pesquisas e elevar a qualidade da produção científica na área, em nível nacional e internacional. A Revista está voltada à difusão de pesquisas e estudos acadêmico-científicos da Área de Ciências Humanas e afins, especialmente na área de Educação, com particular interesse na subárea Currículo. A Revista dá espaço à publicação de artigos inéditos resultantes de pesquisas acadêmicas, assim como à publicação de ensaios críticos e entrevistas, sobre as temáticas de seu campo. Esporadicamente a Revista publica um Dossiê sobre algum tema específico. A Revista e-Curriculum pretende trazer ao debate os temas candentes das tendências de construção dos currículos no mundo globalizado.

Clique para acessar o site da Revista:
Revista e-Curriculum

Seminário: Web Currículo

O Seminário Internacional Web Currículo, uma das marcas identitárias deste Programa, realiza-se bienalmente desde 2008, alternando com o evento Encontro de Pesquisadores. Em 2021, cumpriu sua VIIª edição, inteiramente on-line, com participação de mais de 2.000 inscritos. O Seminário Web Currículo congrega estudiosos e pesquisadores nacionais e internacionais em torno de experiências de formação de educadores e de práticas pedagógicas voltadas para a integração inovadora entre Currículo e Tecnologias, considerando suas recíprocas interferências e transformações. A VIIIª edição do Web Currículo está programada para realizar-se nos dias 21 a 23 de novembro de 2023.

O tema desta edição 2023 será: Espaços, tempos e contextos híbridos.

A Programação será oportunamente publicada aqui.

Clique para acessar as Programações e Anais:
 2008 |  2010 |  2012 |  2014 (Colóquio/Mostra) |  2015  |  2017 | 2019 | 2021 (Anais)  | 2023

Encontro de Pesquisadores

O Encontro de Pesquisadores é um evento científico do Programa que alterna com o Seminário Internacional Web Currículo. O Encontro de Pesquisadores realizou em 2022 sua XVª edição. Trata-se de uma história de 20 anos de eventos ininterruptos, inicialmente anual, em seguida bienal. O Encontro de Pesquisadores congrega Estudantes atuais e Egressos do Programa, que compartilham suas pesquisas nos mais diversos campos, relacionados ao Currículo.

Em 2022, o evento realizou-se em modalidade híbrida, parcialmente em remoto.

Clique para acessar as Programações e Anais dos Encontros de Pesquisadores do Programa:
2003 | 2004  | 2005 | 2006 | 2007 2008  |  2009  2010  |  2011  | 2012 2013  2015  |  2018   |  2020   (Anais) | 2022  (Anais)

Cátedra Paulo Freire

A Cátedra Paulo Freire é um espaço acadêmico para o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre / e a partir da obra de Paulo Freire - que foi Professor deste Programa ao longo de 17 anos, entre 1980-1997. Na Cátedra Paulo Freire são analisadas as repercussões e desenvolvimentos teóricos e práticos do pensamento freireano para a educação, no Brasil e no exterior, numa perspectiva crítica.

Clique aqui para acessar o site da Cátedra Paulo Freire.