Publicações

Publicações

publicações

 

Coleção Memória, Documentação e Pesquisa
 

Guia de Pesquisa: Igreja e Movimentos Sociais/ coord. Yara Aun Khoury. São Paulo: Com-Arte:PUC/CEDIC, 1991. 198p. (Coleção Memória, Documentação e Pesquisa, 1). ISBN: 85.7166-010-7.

O Guia de Pesquisa reúne e sistematiza registros e informações sobre a memória da atuação de cristãos em movimentos sociais, ao longo de conjunturas históricas diversas vivenciadas pela Igreja no Brasil.
É um instrumento útil para a reflexão sobre o significado de propostas e práticas da Igreja, enquanto instituição e enquanto movimento, no jogo das forças sociais onde se constituíram.

 

Inventário Juventude Operária Católica: acervo do Instituto Nacional de Pastoral - CNBB/ coord. Yara Aun Khoury. São Paulo: Com-Arte:PUC/CEDIC, 1991. 158p. (Coleção Memória, Documentação e Pesquisa, 2). ISBN: 85.7166-009-3.

Inventário que oferece ricas informações sobre o arquivo do Movimento Juventude Operária Católica e sobre sua reprodução em microfilme. Esse instrumento amplia as condições de consulta e pesquisa sobre uma importante experiência da Igreja Católica no Brasil, pensada por muitos como precursora e estimuladora de alguns movimentos populares hoje, além de se expressar como um campo fértil de criatividade social e de inovações em práticas pedagógicas junto às classes populares.

 

Guia da Central de Documentação e Informação Científica "Prof. Casemiro dos Reis Filho" - CEDIC - PUC-SP/ coord. Yara Aun Khoury. São Paulo: EDUC, 1995. 160p. (Coleção Memória, Documentação e Pesquisa, 3). ISBN: 85.283.0079-X.

O Guia do CEDIC divulga de maneira mais ampla seu acervo ao público em geral, apresentando e referenciando a totalidade dos seus 11 Fundos, 67 Coleções de documentos textuais, iconográficos e sonoros, Hemeroteca e Biblioteca de Apoio referentes a movimentos sociais, movimentos de educação, estudos culturais e urbanos.
Esse instrumento descreve o acervo em seus dados fundamentais e fornece informações sobre o funcionamento e os serviços do Centro de Documentação.

 

São Paulo em Revista: Catálogo de Publicações da Imprensa Cultural e de Variedades Paulistana 1870-1930/ org. Heloísa de Faria Cruz. São Paulo: Arquivo do Estado, 1997. 280p. il. (Coleção Memória, Documentação e Pesquisa, 4). ISBN 85-86726-01-X.

O São Paulo em Revista: Catálogo de Publicações da Imprensa Cultural e de Variedades Paulistana, 1870-1930 é um instrumento de pesquisa elaborado pela Professora Heloísa de Faria Cruz, do Departamento de História da PUC/SP e publicado na Coleção do CEDIC, com o apoio do Arquivo do Estado de São Paulo. Reúne referências sobre uma gama extremamente variada de publicações da imprensa periódica que vieram a público na cidade de São Paulo, no final do século XIX e início do XX. Esta publicação vem auxiliar pesquisadores interessados em estudos que envolvam a imprensa, ou que se voltem para dimensões da vida urbana nas suas diversas expressões.

 

Inventários dos Fundos: Juventude Agrária Católica do Brasil, Juventude Estudantil Católica do Brasil, Juventude Independente Católica do Brasil/CEDIC/PUC/ coord. Yara Aun Khoury. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1998. 172p. (Coleção Memória, Documentação e Pesquisa, 5). ISBN: 85.7060.001-1.

Esses Inventários facilitam o acesso a práticas passadas de movimentos de juventude ligados à Igreja que se projetam no presente e continuam a interpelá-lo enquanto valores e referências. Os Fundos JAC, JEC e JIC descritos nessa publicação são instrumento útil nas mãos daqueles que se preocupam, hoje, com os caminhos da vida social brasileira em suas várias dimensões, oferecendo subsídios não apenas para um reencontro com essa experiência e sua memória, mas também para a abertura de novos espaços de reflexão sobre trajetórias percorridas, maneiras peculiares de pensar a realidade social e de agir nela.

 

 

Coleções Arquivos Universitários

 

Diretório dos Arquivos da PUC/SP/ coord. Yara Aun Khoury. São Paulo: CEDIC, 1996. (Coleção Arquivos Universitários, 1). (publicação eletrônica e de divulgação interna) O Diretório dos Arquivos da PUC/SP é um dos resultados do Projeto Diagnóstico da Situação dos Arquivos da PUC/SP. Esse instrumento de pesquisa apresenta a totalidade dos arquivos da Instituição, relativa a 216 Unidades, 348 depósitos e 6.071 conjuntos documentais, permitindo aos funcionários, aos professores, ao público atendido pela PUC e aos pesquisadores conhecer o patrimônio documental desta Universidade, que já completa mais de 50 anos de existência. O Diretório também vem demonstrar o potencial dos projetos de diagnóstico como geradores de instrumentos de pesquisa.

 

 

Publicações Avulsas

 

Guia dos Arquivos das Santas Casas de Misericórdia do Brasil: fundadas entre 1500 e 1900/ coord. Yara Aun Khoury. São Paulo: CEDIC: Imprensa Oficial do Estado, 2002. 928p. 2 vols. il. ISBN: 85-89347-03-6. (Já a venda pelo preço de R$ 80,00)
As Irmandades de Misericórdia do Brasil preservam dimensões insondáveis do patrimônio cultural brasileiro. Os Arquivos de mais de uma centena delas, fundadas entre os séculos XVI e XX, descritos por este Guia, permitem usos diversificados. São úteis na localização das unidades hospitalares e assistenciais ou de documentos probatórios, como prontuários médicos e certidões de óbito; possibilitam pesquisas as mais diversas, desde as que se voltam para dimensões da vida e da administração das cidades, até as que buscam a história e a memória da Medicina, da Farmácia, do ensino médico e de enfermagem, passando pela assistência social e espiritual e pela saúde de pobres, menores, idosos, órfãos e indigentes, por serviços sanitários, educacionais e, até mesmo funerários no Brasil. Oferecem subsídios importantes sobre articulações políticas, interesses econômicos e patrimoniais, projetos profissionais, crença religiosa e outros valores culturais e demandas sociais, que presidem a constituição dessas Instituições em diferentes localidades, imprimindo contornos aos espaços vividos e tonalidades a sua paisagem.

 

 

Menu
PUC-SP
J.PUC-SP
Sou PUC