Avaliação da Docência

Avaliação da Docência

É um processo avaliativo de natureza democrática e participativa que visa exclusivamente o aperfeiçoamento das atividades pedagógicas dos cursos e dos docentes da Instituição. Respeita, acima de tudo, a autonomia e liberdade dos professores e estudantes da Instituição.
 

O QUE É ? 

A avaliação da docência avalia as práticas didático-pedagógicas e as condições de ensino, a partir do engajamento voluntário de professores e estudantes.
 

QUEM PARTICIPA? 

Estudantes e professores de graduação stricto sensu da PUC-SP.

QUANDO É REALIZADA?  

É realizada todo o semestre, na segunda quinzena de maio e segunda quinzena de outubro.

COMO PARTICIPAR? 

  • Acessar o Portal Acadêmico e fazer o login.
  • Clicar em "Portal Acadêmico".
  • Clicar em "Questionário" e preencher as avaliações.

  • - Estudante: selecionar a disciplina/professor para avaliar.
    - Professor: selecionar a turma para se autoavaliar.
     
  • Clicar em "Finalizar" para encerrar o preenchimento do questionário e enviar os dados.

RESULTADOS 

Os relatórios contendo os resultados da avaliação são entregues aos professores e aos coordenadores de curso cerca de quatro semanas após o término da avaliação. Para os professores, os relatórios são disponibilizados no Portal Acadêmico e para os coordenadores, enviados por e-mail pela própria CPA.

 

QUAIS OS OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA? 

a) contribuir para o aperfeiçoamento didático-pedagógico dos professores, fornecendo informações sobre seu desempenho;

b) fornecer subsídios, especialmente ao NDE e à coordenação de curso, para a realização de um trabalho pedagógico voltado ao docente, visando seu desenvolvimento profissional;

c) complementar a leitura feita pela Universidade sobre os resultados por ela alcançados quanto à dimensão didático-pedagógica.

d) identificar as condições de ensino nos redutos de atuação de professores e estudantes, oferecendo subsídios para ações gestoras.

BASE LEGAL  

Atende a um conjunto de normas da própria Universidade – Regimento Geral da PUC-SP em seu art. 267, item V, parágrafo único;
Responde à expectativa de aprimoramento da Educação Superior proposta pelo Sistema de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) – Lei n° 10.861/04.

INDICADORES DA AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA 

A avaliação da docência se estrutura em cinco eixos e seus respectivos indicadores:

Eixo 1: Planejamento /conteúdo - Articulação dos conteúdos das aulas e os objetivos da disciplina; desenvolvimento do conteúdo da disciplina e sua relação com a área do curso; domínio, aprofundamento e atualização dos conteúdos ministrados pelo professor.

Eixo 2: Metodologias/ Estratégias de ensino - Utilização de recursos didáticos que favorecem a aprendizagem; criação de espaços para o debate sobre o conteúdo da disciplina; esclarecimento de dúvidas da turma pelo professor.

Eixo 3: Ética - Respeito às opiniões dos estudantes; cumprimento do horário previsto para a aula.

Eixo 4: Metodologias avaliativas - Avaliações de aprendizagem em consonância com os conteúdos abordados em aula; devolutiva de avaliações que contribuem para a aprendizagem.

Eixo 5: Autoavaliação do estudante/Avaliação da turma pelo professor; realização de leituras/estudos solicitados pelos professores.
Menu
PUC-SP
J.PUC-SP
Sou PUC