Campus Monte Alegre

O campus Monte Alegre, em São Paulo, é a sede da PUC-SP. Nele funcionam a Reitoria e a maioria dos cursos de graduação e pós-graduação. Cerca de 15 mil pessoas, por dia, passam por seus corredores, entre funcionários, alunos, professores e visitantes. O espaço tem quatro prédios: o Sede (conhecido como Prédio Velho), o Edifício Reitor Bandeira de Mello (conhecido como Prédio Novo), o edifício da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes (Faficla) e o Tuca, teatro da Universidade. O Prédio Sede, tombado pelo patrimônio histórico, é o mais antigo: data da década de 1920, quando funcionava ali um convento de freiras. Seu conjunto arquitetônico inclui também a Capela da Universidade.

O Edifício Reitor Bandeira de Mello foi construído na década de 1970. Concentra, além de cursos de graduação e pós-graduação, a Biblioteca Central, os laboratórios de informática e os setores de serviço aos alunos. O espaço entre o Edifício e o Prédio Sede é o principal ponto de encontro dos estudantes deste campus. O edifício da Faficla é chamado de Corredor da Cardoso, e fica entre as ruas Monte Alegre e Cardoso de Almeida. Além das salas de aula e dos estúdios de rádio e TV, funcionam as sedes da Editora da PUC-SP (Educ) e da TV PUC.

O Tuca, teatro da Universidade, inaugurado em 1965, fica ao lado do Prédio Sede. Sua fachada também é tombada pelo patrimônio histórico.

Nas imediações do campus Perdizes, funcionam diversos serviços da PUC-SP, tais como a Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic”, o Escritório Modelo “Dom Paulo Evaristo Arns”, o Juizado Especial Cível e o Núcleo de Trabalhos Comunitários (NTC).

Rua Monte Alegre, 984
Zona Oeste de São Paulo. Tel: 55 11 3670-8000