Teologia

Guia da Faculdade

Grau

Bacharelado

Modalidade

Presencial

Mensalidade

Valor ingressantes – Ipiranga – Matutino (2021): R$1.540,00
Valor ingressantes – Ipiranga – Noturno (2021): R$1.150,00

Apresentação

Por que estudar Teologia na PUC-SP?

O curso de Teologia da PUC-SP tem caráter humanístico, é interdisciplinar e engajado socialmente. Forma profissionais capazes de apresentar e testemunhar de modo racional os dados da fé revelada, dialogando com as demais ciências e expressões religiosas e convivendo de forma responsável com as instituições cívicas democraticamente instituídas.

 

Atuação profissional

O bacharel em Teologia desenvolve diferentes atividades e funções como ministro ordenado – presbítero e/ou diácono permanente –, religioso e leigo. Pronto para exercer uma autêntica liderança cristã nas esferas religiosa e social, pode assessorar a Igreja na elaboração de projetos pastorais e em trabalhos de formação humano-cristã, bem como desenvolver estudos e produzir conhecimento teológico. Sua atuação estende-se às funções de ministro ordenado, religioso e leigo, como discípulo, missionário de Cristo; assessor teológico; professor universitário e de ensino religioso na Educação Básica. No campo eclesiástico, pode atuar no exercício da Catequese e da Liturgia, das Pastorais Sociais, da Missão e Evangelização, nos seus diversos níveis, e como agente de pastoral, social e cultural, é capaz de dar razões da fé cristã professada pela Igreja.

 

Parcerias e estágios

O estágio é atividade acadêmica obrigatória para a conclusão do curso. Seu objetivo é integrar o estudante à sua futura atuação profissional, estabelecendo a relação entre o estudo das ciências teológicas e as práticas pastoral e acadêmica. Deve ser cumprido no 3º ano, no período matutino, e no 4º ano, no período noturno, perfazendo um total de 200 horas. O estágio pastoral poderá ser realizado em paróquias, comunidades, entidades, instituições, setores e espaços em que a Pastoral se faz presente, bem como por meio de atividades acadêmicas e culturais.

 

Formação do bacharel em Teologia

O diploma de Bacharel em Teologia da PUC-SP tem duplo reconhecimento: o civil, pelo MEC, e o eclesiástico, pela Santa Sé Apostólica (Vaticano). Para receber o diploma eclesiástico de Bacharel em Teologia, o estudante deve apresentar Histórico Escolar do curso de Filosofia reconhecido pelo MEC. Caso não tenha cursado Filosofia, deverá fazer a complementação filosófica oferecida pela Faculdade, no período noturno, para cumprir as exigências da Santa Sé. As 19 disciplinas filosóficas equivalem a um ano a mais de curso. Por essa razão, o curso noturno tem um ano a mais que o diurno.

 

Depoimentos

Coordenação
Coordenador – Ipiranga
dayvid.JPG
Prof. Me. Dayvid da Silva
Vice-Coordenador – Ipiranga
felipe.JPG
Prof. Me. Felipe Cosme Damião Sobrinho
 
Coordenador – Santana
jose_aguiar.JPG
Prof. Dr. José Aguiar Nobre
Vice-Coordenadora - Santana
professora Rosana
Profa. Me. Rosana Manzini
Contato

Faculdade de Teologia Avenida Nazaré, 993 – Ipiranga, São Paulo/SP 

 

Horário de funcionamento:
De 2° a 6° feira, das 9h às 17h
 

Telefone:
(11) 2065-4619
 

E-mail:
secteologia@pucsp.br

Menu
PUC-SP
J.PUC-SP
Sou PUC