PUC-SP PUC-SP
Pesquisas Concluídas
Pesquisas
em Desenvolvimento
Publicações
Eventos


 











NEPSAS é sigla do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Seguridade e Assistência Social que está vinculado ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviços Social da PUC de São Paulo.Considerado um dos mais antigos Núcleo de Estudos e Pesquisas da PUC, o NEPSAS teve suas atividades iniciadas no ano de 1984.

Pela sua natureza de pesquisa, consultoria e intervenção, o NEPSAS apresenta diferentes frentes de trabalho e tem uma composição ampliada.

a-)  como núcleo de pesquisa, reúne docentes e discentes (mestrandos e doutorandos) e articula-se com diferentes centros de investigação no campo de Seguridade e Assistência Social.
b-)  como consultoria e como intervenção compõe-se de uma equipe de profissionais, de alunos de Pós-graduação e pesquisadores, vinculando-se ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social e à faculdade de Serviço Social.
c-) o Núcleo se propõe a disseminar suas discussões e produções através das publicações dos Cadernos do Núcleo, de Seminários, de participações em Seminários.
O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Seguridade e Assistência Social tem por objeto as políticas de seguridade social, isto é, assistência social, saúde e previdência social.

Composição e Organização

Reúne docentes e discentes (mestrandos e doutorandos) do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social.

Congrega não só professores ligados ao campo da assistência social como também da saúde e da previdência social. Reúne também professores das áreas do Direito e Economia.

Articula-se com diferentes centros de formação, pesquisa e investigação no campo da Seguridade e Assistência Social.

Vincula-se ao Programa de Estudos Pós-Graduados, à Faculdade de Serviço Social e ao Instituto de Estudos Especiais – IEE.

Objetivos

Aprofundar as questões da Política Pública de Assistência Social e seu campo específico de atuação na sociedade brasileira;

Formular subsídios para o avanço na implementação da Lei Orgânica da Assistência Social e da efetividade do sistema descentralizado e participativo da Política de Assistência Social;

Manter interlocução com órgãos representativos, fóruns consultivos e deliberativos da Política de Assistência Social em território nacional;

Contribuir para o debate sobre a consolidação do Sistema de Seguridade Social Brasileiro; para tanto, construindo as mediações necessárias com as áreas da saúde e da previdência social.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo designed by APT - Núcleo de Mídias Digitais