Selecione abaixo a informação que deseja visualizar.

Página Inicial
Curso da UAM
História do Jornal
Quem Somos
Crônicas
Aspectos Biopsicossociais
Com a Palavra o Professor
Gente Notável
Entrevista
Eventos & Notícias
Palavra Poética
Sabor & Saber
Turismo
Curiosidades
Caça-palavras
Cultura & Lazer
Carta do Leitor
Edições Anteriores
Videoteca
Galeria de Imagens
Fale Conosco
  Cadastre-se

 

 

Página inicial  

Outubro e suas comemorações

Por Célia Gennari

Em outubro comemoramos o Dia da Criança e o Dia do Professor. Não deve ser por acaso que essas duas datas estejam tão próximas e não deve ser somente por conta de se emendar o feriado. Não encontramos nenhuma referência que ligue as duas datas, mas o professor do ensino fundamental e médio, para exercer a sua profissão, precisa da presença das crianças. Sem elas, não teria sentido a existência do mesmo. Com o passar dos anos, outros níveis foram alcançados, e hoje o professor universitário é extremamente importante para a formação, inclusive, de outros professores. Sim, encontramos a relação. Aluno – professor, criança – professor, universitário – professor e professor – professor. Estamos falando dos mestres dos mestres e assim continuaremos sempre homenageando a todos aqueles que se dedicam a ensinar.

O Dia da Criança pretende celebrar os direitos das crianças e adolescentes, levando em consideração os cuidados necessários durante essa fase da vida.

A história da criação desta data no Brasil vem da década de 20, anteriormente ao restante do mundo. Foi o deputado federal fluminense Galdino do Valle Filho que fez a proposta, após a realização do 3º Congresso Sul-Americano da Criança (RJ-1923). Foi aprovada e dela surgiu o Decreto de Lei nº 4.867, de 5 de novembro de 1924. O então presidente Arthur Bernardes foi quem oficializou o dia 12 de outubro como o Dia das Crianças.

No entanto, a data passou a ser comemorada tradicionalmente no Brasil nos anos 50, quando a fábrica de brinquedos Estrela, em parceria com a Johnson & Johnson, lançou a “Semana do Bebê Robusto”.

A data coincide com o feriado do dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. O Dia do Professor é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro.

Em 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, instituiu o decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil (“Escola de Primeiras Letras”), no qual todas as cidades do país deveriam ter suas escolas de primeiro grau. O decreto também instituiu o salário dos professores, as matérias básicas e as condições de trabalho.

A data de comemoração do Dia do Professor foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. "Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias.". O responsável por aprovar esse decreto foi o então presidente João Goulart. A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro.

Salomão Becker – antes do Decreto
Em 1947, no Ginásio Caetano de Campos, o professor paulista piracicabano Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, criou nessa data um dia de confraternização. O objetivo era fazer uma parada no segundo semestre para evitar a estafa e reorganizar as atividades até o final do ano. O sucesso dessa celebração foi responsável pela oficialização do feriado escolar (Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963).

O apaixonado pela educação, professor Salomão Becker, dedicou 49 anos à profissão e, certamente, superou os 100 mil estudantes que passaram por seus ensinamentos.

O professor Becker é o responsável pela frase: “Professor é profissão. Educador é missão”.

Decreto de Lei nº 4867

Dia Mundial dos Professores


http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/world_teachers_day-1/

Fonte:

Decreto de Lei nº 4867

http://g1.globo.com/dia-das-criancas/2011/noticia/2011/10/empresa-que-popularizou-dia-das-criancas-recorre-china-para-viver.html

https://www.terra.com.br/noticias/educacao/campanha-de-brinquedos-da-origem-a-dia-das-criancas-nacional,20081abe65e2d310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

https://www.calendarr.com/brasil/dia-das-criancas/

http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1960-1969/decreto-52682-14-outubro-1963-458043-publicacaooriginal-1-pe.html

http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/salomao-becker-um-dos-criadores-do-dia-dos-professores/

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/world_teachers_day-1/

 
Edições Anteriores
Edição Nº 29
* Os artigos publicados no jornal Maturidades são de inteira responsabilidade dos autores
(que exprimem suas opiniões e assinam seus artigos) devendo ser encaminhada
a estes toda e qualquer sugestão, crítica ou pedido de retratação.
       
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • PUC-SP - Design DTI•NMD - 2016