Pagina Inicial Contato Sites da PUC

Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho:
20 anos de batalha para seu reconhecimento!!!!

Em 1997, O LaborVox organizou um seminário para dar início ás discussões para o Distúrbio de Voz ser reconhecido como um agravo à saúde do trabalhador, em especial aqueles que fazem uso da voz em situações adversas.

Em 2004, auxiliou um grupo encabeçado pelo CEREST-SP que elaborou, junto ao Ministério da Previdência Social, um documento com vistas a beneficiar esses trabalhadores, que, infelizmente, não seguiu para aprovação.

Em 2011, a Coordenação Geral de Saúde de Trabalhador (CGST), do Ministério da Saúde, constituiu um grupo formado por representantes da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Conselho Federal de Fonoaudiologia, ComVoz, Cerest -RJ, Cerest-SP e Cerest-Brasília, que elaborou um novo documento. Desta vez, o objetivo era a redigir um protocolo de complexidade diferenciada para inclusão do distúrbio de voz no rol de doenças relacionadas ao trabalho. O foco do documento recaiu sobre a notificação e incluía aspectos de promoção da saúde, prevenção e tratamento do distúrbio de voz, além de ações de vigilância no ambiente de trabalho. Após a conclusão, foi aberta consulta pública e, na sequência, mais uma vez, nada aconteceu....

Nos dias 19 e 20 de abril deste ano, um novo grupo constituído pela Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador (CGST) do Ministério da Saúde teve como missão revisar e atualizar o documento elaborado em 2011.Foi com muita alegria que, durante a realização do Seminário Latino Americano Voz e Trabalho, no dia 24 de agosto p.p., evento esse realizado em parceria com o LaborVox, fomos informados pela representante da CGST Maria Claudia Nogueira Cobra Menescal Conde, que o documento foi finalizado e encaminhado para publicação.

Lembramos que o LaborVox esteve presente em todas essas etapas e agradecemos a todos os que colaboraram nesses 20 anos de batalha! Sabemos que isso é apenas o inicio de outros inúmeros desafios, mas acreditamos que esta vitória alimenta nossas esperanças e que, em breve, poderemos dar maior atenção e acolhimento a todos os que têm na voz um importante instrumento de trabalho!

Clique aqui para mais informações sobre o evento.

Confira as fotos do evento internacional que anunciou que o DRVT seguira para publicação:







Integrantes do LaborVox

 

Apoio:
 

Compartilhe:


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Desing: DTI-NMD