Pagina Inicial Contato Sites da PUC

CURTA A FOLIA E SOLTE SUA VOZ

É época de curtir o Carnaval!

Os foliões estão com toda a energia para aproveitar o feriado e curtir muito, mas não podemos descuidar da nossa saúde vocal e auditiva.

A rouquidão e a afonia (perda da voz) são as principais queixas relatadas após o período de carnaval. Isso, porque o ruído intenso leva às pessoas a aumentar muito o volume da voz para se fazer entender pelo outro durante tentativas de conversa nas festas. Quando fazemos isso estamos forçando a nossa voz e podemos, sem perceber, causar lesões na laringe. A bebida alcoólica também acaba contribuindo para a piora da voz, pois desidrata e irrita a mucosa.

Outro fator que merece atenção nessa época do ano é a audição. Segundo especialistas, os trios elétricos, comuns na época do carnaval agridem mais a audição do que os mega-shows realizados por bandas de rock *. Nos trios elétricos, os foliões que vão “atrás” seguindo, como o nome já diz, acabam por ficar numa proximidade tão grande das caixas de som o que pode ser muito prejudicial à audição.  A intensidade sonora suportável para o ouvido humano é de 90 decibéis, e a partir disso já é passível de uma alteração auditiva. Os trios elétricos e mega-shows apresentam um nível de intensidade de cerca de 130 decibéis, sendo que o recomendado para permanência em locais com até 100 decibéis de exposição seria de 1 hora apenas.

Então, nesse carnaval, divirta-se bastante, mas não se esqueça de atentar para a sua saúde.

Aqui vão 6 dicas para curtir bem o carnaval:

  1. Mantenha-se bem hidratado - Deixe sucos e refrigerantes de lado, e leve na mochila uma garrafa de água para ser cheia sempre que possível. Não deixe de tomar água, caso contrário você pode estragar a sua festa por ficar desidratado.
  2. Lembre-se de comer (e de beber água)- Antes de sair de casa, faça uma refeição caprichada e lembre-se de dar uma parada, de vez em quando, para fazer uma boquinha em algum lugar. Dê preferência a alimentos nutritivos, cheios de vitaminas e também carboidratos para garantir a energia e continuar a festa. Se possível, leve frutas e snacks na mochila para petiscar durante o dia.
  3. Use roupas confortáveis- No carnaval o que vale mesmo é o seu conforto para poder aguentar o dia inteiro seguindo bloquinhos, dançando e curtindo. Nada de veludo, pelúcia, calça comprida com barra arrastando no chão, tecidos pesados de cor escura, eles são uma péssima ideia.
  4. Evite bebidas alcoólicas
  5. Passe protetor solar se a folia for ao ar livre
  6. Evite ficar “grudado” nas caixas de som- Se for atrás de trio elétrico, evite permanecer muito próximo por muitas horas, procure tirar cerca de 1 hora pelo menos de intervalo para descansar um pouco e aliviar sua audição e sua voz antes de voltar à folia. Evite competição sonora, isso só vai fazer você falar mais alto, ficar rouco e ter outros sintomas.Fale somente o necessário, e no seu tom de voz normal, bem próximo ao seu colega para que não faça esforço com a voz.

No Carnaval, solte a Voz, mas com moderação!!!!!
Curta a folia, mas proteja sua audição!!!!!

*http://www.sbotologia.org.br

Apoio:
 

Compartilhe:


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Desing: DTI-NMD