Pagina Inicial Contato Sites da PUC

Homenageados | Martha Herr

HOMENAGEM PÓSTUMA A MARTA HERR

Em 2015, muito precocemente, perdemos nossa querida parceira de pesquisa, professora de Canto e soprano Martha Herr, norte-americana radicada no Brasil, mestre pela Universidade Estadual de Nova York e Doutorado pela Michigan State University.

Martha chegou ao Brasil no final da década de 70. Desde então, foi notável o seu interesse e dedicação à música brasileira, sobretudo às composições contemporâneas para voz solo. Além de uma expressiva carreira como solista e como regente de corais, ela se destaca no cenário erudito brasileiro e nos meios acadêmicos como precursora da Pedagogia Vocal. Suas pesquisas e atuação prática abrangeram não apenas os temas canto e performance, como também dicção do Português brasileiro. Assim, publicou “Normas para o Português Brasileiro Cantado”, em 2007, em conjunto com outros professores de canto brasileiros. Essas normas também foram publicadas em inglês nos Estados Unidos em 2008, com a finalidade de auxiliar estrangeiros na pronúncia e dicção da música erudita brasileira.

Com espirito de pesquisadora Martha participou ativamente no Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia da PUC-SP, mais precisamente junto ao LABORVOX (laboratório de voz da linha de pesquisa em voz), como consultora de partituras para desenvolvimento de pesquisas sobre voz cantada e como membro de banca de qualificação e avaliação final de mestrados e doutorados. Dessas participações resultaram publicações em congressos e em periódicos científicos, tanto na área da Fonoaudiologia como da música, reforçando com isso a importância que ela dava para a interdisciplinaridade no saber cientifico

Martha faleceu aos 63 anos, após lutar por mais de dez anos contra um câncer de mama. Mesmo durante essa luta nunca perdeu a força de atuar cantando e lecionando. Admiravelmente ensinou, regeu e subiu nos palcos para cantar. Sua partida deixou uma lacuna no meio musical brasileiro, tanto no campo da performance, quanto nas pesquisas. Resta-nos seguir seus exemplos de dedicação aos estudos relacionados à produção da voz no campo das artes e amor pela nossa música.

Nadja Barbosa de Sousa  e  Enio Lopes Mello


Apoio:
 

Compartilhe:


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Desing: DTI-NMD