Pagina Inicial Contato Sites da PUC

Homenageados | Janina Casper

HOMENAGEM PÓSTUMA A JANINA CASPER
Mara Behlau
Centro de Estudos da Voz

17 de Maio de 2002

O mundo da voz ficou mais silente. No dia 15 de maio perdemos a Prof Dra Janina K. Casper, que faleceu com 77 anos, em sua casa, após lutar por cinco anos contra um câncer ósseo. Profa Janina nasceu em Zgierz, na Polônia, e foi para os Estados Unidos com sua família em 1937. Cresceu em Nova Iorque, onde conheceu seu marido e casou-se em 1958. A família mudou-se para a cidade de Syracuse, Rhode Island, em 1963, onde o casal ingressou na vida acadêmica, passando a ser também extremamente ativo na comunidade. Viveram também por dois anos nos Países Baixos, onde a professora realizou seu pós-doutoramento e passou a exercer grande influência sobre a fonoaudiologia européia, participando ativamente de eventos especificamente médicos, nos quais incansavelmente compartilhava sua visão sobre trabalho em equipe, e também nos congressos da IALP (International Association of Logopedics and Phoniatrics), nos quais destacava a necessidade de um serviço fonoaudiológico de excelência, independentemente do tipo de configuração profissional do país em questão.

A Dra Janina Casper foi Professora Emérita de Fonoaudiologia no "SUNY (State University of New York) Health Science Center", membro da "ASHA (The American Speech, Language and Hearing Association)", da "NYS Speech, Language and Hear ing Association" e da "The Voice Foundation". Fundou o "Syracuse Voice Center", que se tornou um centro de referência nacional e internacional, apesar de se situar em uma cidade pequena dos Estados Unidos.

Escreveu livros essenciais na área de voz, entre os quais se destacam as três edições da obra "Understanding Voice Problems: a physiological perspective for diagnosis and treatment" (3 ed. Williams & Wilkins, 1996), traduzida também para o português ("Compreendendo os Problemas de Voz: uma perspectiva fisiológica ao diagnóstico e ao tratamento", 2 ed., 1996, Artes Médicas). Em 2006 recebeu o prêmio "Frank R. Kleffner Lifetime Clinical Career Award" e foi também reconhecida com as mais altas premiações da ASHA. É considerada uma das mais objetivas pesquisadoras clínicas e especialista em voz, tendo contribuído profundamente para o desenvolvimento do trabalho multidisciplinar em nossa especialidade. Ampliou as fronteiras da prática do fonoaudiólogo, nos diversos centros de ensino e pesquisa que visitou.

Além de ser fonoaudióloga e professora destacada, teve um envolvimento profundo com a congregação Beth Sholom-Chevra Shas e seu interesse em artes sociais e fotografia fez com que recebesse diversos prêmios pelo registro de imagens preciosas durante suas viagens. Visitou o Brasil diversas vezes, como professora convidada pela então Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz – SBLV e como palestrante dos Simpósios Internacionais do Centro de Estudo da Voz - CEV, que inclusive publicou um livro em sua homenagem ("O melhor que vi e ouvi: atualização em Laringe e Voz, vol. II, Revinter, 2000). Fez amigos por onde passou, manteve o bom humor mesmo nos momentos de muita dor e nunca deixou de ter projetos profissionais. Na semana que antecedeu sua partida estava trabalhando na nova versão do programa Vocal Parts (Blue Tree Publishing), pelo qual tinha um carinho especial. Celebrou alegremente as vitórias durante o curso de sua enfermidade, criando força para participar de eventos internacionais com apresentações inspiradoras e comemoradas com reuniões de amigos, nas quais instigava seus colegas de profissão a desenvolverem estratégias para a melhoria da qualidade da Fonoaudiologia no mundo.

Apesar de ter se aposentado por questões de saúde, nunca se afastou dos eventos científicos, pois dizia que ninguém a conhecia melhor que seus colegas de profissão, com os quais se identificava.Teve dois filhos, Michele, epidemiologista e Jeff, ator. Seu desejo de ter netos foi atendido com o nascimento de Maya, Noah, Ben e Theo, que receberam toda a atenção e fotos da avó, que nos últimos anos driblou o clima duro de Rhode Island com um apartamento na Florida, onde recebia familiares e amigos. Sua contribuição é atemporal e as saudades de sua risada franca e atitude vencedora serão sempre sentidas.

Apoio:
 

Compartilhe:


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Desing: DTI-NMD