Pagina Inicial Contato Sites da PUC

Você sabia que a voz também envelhece?

Fernanda Salvatico de Aquino, Léslie Piccolotto Ferreira e Marta Assumpção de Andrada e Silva

O envelhecimento que acontece no organismo como um todo, também afeta a voz. Isso porque, nossa laringe (órgão localizado na garganta e onde estão as pregas vocais) é composta por músculos, cartilagens e articulações que sofrem o efeito do passar dos anos. O resultado é a modificação vocal que vemos nos idosos, que passam a apresentar uma voz com menos volume e menos variação melódica. A este processo dá-se o nome de presbifonia.

Claro que a presbifonia não afeta a todas as pessoas da mesma forma. Temos exemplos como a atriz e cantora Bibi Ferreira, que no auge dos seus quase 90 anos, ainda exibe uma belíssima voz. Além de continuar atuando nos palcos, em 2010 gravou um CD (uma suíte amorosa), com arranjos e acompanhamento do Francis Hime, no qual a voz e a interpretação estão impecáveis. Vale ressaltar que o canto tem relação direta com a preservação e conservação da voz e de forma indireta com diminuição dos efeitos do envelhecimento. Dessa forma não só “quem canta espanta os males espanta”, como quem canta a idade esconde.

É certo que praticar atividades físicas, ter uma alimentação equilibrada, um sono de qualidade e uma vida mais harmoniosa são atitudes que influenciam diretamente no processo de envelhecimento. Afinal, uma vida mais saudável significa uma voz também mais saudável.

 

Apoio:
 

Compartilhe:


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Desing: DTI-NMD