Pagina Inicial Contato Sites da PUC

Você sabia que o corpo também fala?

Telma e Marta Assumpção de Andrada e Silva

Todos concordam que no teatro os artistas falam com o corpo, e que a construção da voz de uma personagem depende de todo o corpo. Mas não são só os artistas, nós também no dia a dia usamos o nosso corpo durante a comunicação. Diversos movimentos do nosso corpo não são conscientes e, por isso, não há como controlá-los. Muitas vezes podemos passar informações com o corpo que são diferentes da fala, e isso é o que chamamos de linguagem corporal ou de comunicação não verbal.

A linguagem corporal pode dizer muito sobre sua personalidade. Bastam três segundos de contato visual com alguém que você acabou de conhecer para que seu pensamento o julgue. Formamos uma opinião sobre o outro antes da primeira palavra. Essa primeira impressão é formada com base na sua comunicação não verbal, segundo seu tipo físico, suas roupas, sua postura, suas expressões faciais, seus gestos, seu tom de voz, entre outros aspectos.

Algumas pesquisas mostram que durante uma conversa 55% vêm da linguagem corporal 38% da voz, do modo que falamos e apenas 7% da fala, das palavras selecionadas para o diálogo. Por exemplo:

• Se estamos falando algo bem importante, sério e não conseguimos fazer um contato de olho, a mensagem pode não ser compreendida com a seriedade.
• Como um sinal de impaciência as pessoas tendem a mover suas mãos e pernas freneticamente, seja "batucando" em mesas ,cruzando e descruzando as pernas ou batendo com os pés. Se você está conversando com alguém e a reação é a citada anteriormente, é provável que você não esteja sendo ouvido completamente.
• Uma pessoa agressiva tende a fechar os punhos fortemente, mantém contato visual prolongado, aponta com o dedo e tende a adotar uma postura mais rígida.
• Postura erguida, mas relaxada, contato visual direto, mas com pequenas retiradas, gestos calmos tendem a passar uma imagem de autoconfiança.

Apoio:
 

Compartilhe:


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Desing: DTI-NMD