Pagina Inicial Contato Sites da PUC

Você sabe por que uma balada geralmente deixa a sua voz rouca?

Mila Cruz do Valle, Léslie Piccolotto Ferreira e Marta Assumpção de Andrada e Silva

A explicação não tem um único fator e não é simples. As baladas costumam ser ambientes fechados com nível de ruído (barulho) alto, em algumas, bem elevado mesmo. Para conversar num ambiente desses é preciso falar muito alto, às vezes gritar! Imagina se além de bater papo você se empolga e resolve cantar, provavelmente também fará isso em alta intensidade.  Falar ou cantar com volume elevado faz com que você feche as pregas vocais (popularmente conhecidas como cordas vocais) com mais força, além de você gastar mais ar. Isso feito por muito tempo vai causando um edema nas pregas vocais e é esse inchaço que deixa a voz mais rouca.

É comum nesses lugares ingerirmos bebidas alcóolicas, que muitas vezes por nos deixarem “alegrinhos” e menos comedidos, nos faz perder o controle sobre como estamos usando a voz. As bebidas alcoólicas tem uma espécie de poder anestésico que mascara o esforço vocal e diminuem o feedback auditivo: falamos mais alto sem perceber... Além disso, algumas bebidas (principalmente as fermentadas, como cerveja e vinho) podem causar refluxo laringofaríngeo, que é o retorno de um líquido ácido do estômago que pode atingir a região da garganta e também prejudicar a sua voz (aproveite e leia – Você sabe o que é refluxo? )

Lugares esfumaçados por conta do cigarro ou por efeitos especiais podem irritar os tecidos que revestem o trato vocal (sistema responsável pela produção da voz). Esses ambientes costumam também ser pouco ventilados e geralmente possuem ar condicionado o que ajuda a ressecar toda a mucosa.

Uma última questão fundamental: ao ir numa balada é comum a pessoa não se hidratar e não se alimentar bem, além de ir dormir tarde! Horas de sono são essenciais para uma voz de qualidade. Como vimos, muitos são os fatores que podem contribuir para uma rouquidão após a balada, mas diversão e lazer sempre, porém com atenção!!!

Apoio:
 

Compartilhe:


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Desing: DTI-NMD