Pagina Inicial Contato Sites da PUC

Você sabia que o bruxismo pode ser um problema sério de saúde?

Janaina dos Santos Coelho e Esther Mandelbaum Gonçalves Bianchini

O bruxismo é o apertar de dentes uns contra outros, o que pode causar rachaduras, ranger de dentes (que ocorre pelo movimento repetitivo do queixo lateralmente, esfregando os dentes entre si) que pode levar ao seu desgaste e até a quebra deles, . Esses movimentos são conhecidos como hábitos de tensão e podem ocorrer tanto na criança, no adolescente e em adultos.

O bruxismo ocorre comumente durante a noite, mas também pode acontecer durante o dia. Quando ocorre de dia geralmente a pessoa faz o aperto dos dentes. Quando ocorre de noite, podem acontecer os dois movimentos, o de apertar e o de ranger, e dependendo do grau e da frequência pode causar ao acordar dores no rosto, boca e/ou queixo.

Por ser um hábito muitas vezes inconsciente a pessoa nem sempre se dá conta que suas dores podem ser causadas pelo bruxismo, que pode se agravar com o estado emocional e/ou dias mais tensos e de maior ansiedade. Veja os sintomas possíveis decorrentes do bruxismo:

  • Dores de cabeça crônicas;
  • Sensibilidade excessiva nos dentes;
  • Sensação dos dentes como se estivessem “frouxos”;
  • Mordidas nas bochechas, lábios e na língua;
  • Estalos e/ou dor quando abre a boca;
  • Para tratar o bruxismo é preciso procurar um dentista e um fonoaudiólogo que farão a avaliação e o diagnóstico para indicação do tratamento mais adequado em cada caso.

    Apoio:
     

    Compartilhe:


    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Desing: DTI-NMD