Podcast

Laboratório de Política, Comportamento e Mídia

Podcast

Bate-papo informal como representantes religiosos, filósofos, intelectuais, políticos e personalidades da mídia sobre assunto relevantes do contemporâneo. As opiniões dadas pelos nossos entrevistados não representam o posicionamento do Labô, vez que somos isentos de responsabilidade por opiniões particulares.
 

2ª Temporada - Labô e o Contemporâneo

Episódio 12 – Davi Lago e Tiago Pavinatto

Fanatismo religioso

Davi Lago, Mestre em Teoria do Direito e graduado em Direito pela PUC Minas. Integra o Grupo de Estudos Linguagens da Religião (CNPq). Autor da obra “Brasil polifônico” (MC). Colaborador do G1 e do Estado da Arte/Estadão.

Tiago Luís Pavinatto é advogado e professor, graduado, pós-graduado, Mestre e Doutor pela Faculdade de Direito da USP do Largo São Francisco; coautor da obra “Direito eleitoral contemporâneo” (Casa do Direito, 2018) e autor do livro “Da condição do fanático religioso” (Lumen Juris, 2019)

 

(Gravado em dezembro de 2019) Produção de áudio: Avellaria nomad / studio.

 

Episódio 11 – Andrea Kogan e Ercília Pereira Zilli

Espiritismo

Andrea Kogan é formada em Letras, doutora em Ciência da Religião, assistente acadêmica do Labô e autora do livro "Espiritismo Judaico", resultado da sua tese de doutorado.

Ercília Zilli é psicóloga, mestre em Ciência da Religião e doutoranda em Ciência da Religião pela PUC-SP. É fundadora e presidente da Abrape – Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas.

 

(Gravado em dezembro de 2019) Produção de áudio: Avellaria nomad / studio.

 

Episódio 10 – Maria Cristina Mariante Guarnieri e Lilian Wurzba

Carl Jung

Maria Cristina Mariante Guarnieri é psicóloga, Mestre e Doutora em Ciências da Religião (PUC-SP), docente do IJEP (Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa), nos cursos de Especialização Lato-sensu em Psicologia Junguiana, Psicossomática e Arteterapia e Expressões Criativas. Lilian Wurzba é psicóloga, Mestre e Doutora em Ciências da Religião (PUC-SP), docente do IJEP (Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa), nos cursos de Especialização Lato-sensu em Psicologia Junguiana, Psicossomática e Arteterapia e Expressões Criativas.

 

(Gravado em dezembro de 2019) Produção de áudio: Avellaria nomad / studio.

 

Episódio 9 – Luiz Felipe Pondé e Adriana Novaes

Hannah Arendt

Luiz Felipe Pondé é filósofo, pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv, professor da FAAP e da PUC-SP, autor, colunista do jornal Folha de São Paulo e comentarista da TV Cultura/ Diretor Acadêmico do Labô.
Adriana Novaes é pós-doutoranda, doutora em Filosofia e mestre em Comunicação pela USP. É autora do livro "O canto de Perséfone".

 

(Gravado em outubro de 2019) Produção de áudio: Avellaria nomad / studio.

 

Episódio 8 – Fernando Amed e Paulo Sérgio Boggio

Comportamento Político

Prof. Dr. Fernando Amed, Historiador pela FFLCH da USP, professor da Faap e da Belas Artes de São Paulo. Coordenador do Grupo de Comportamento Político do Labô, Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da FUNDASP/PUC-SP. Prof. Dr.Paulo Sérgio Boggio. Prof. da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Dr. em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Coordena o Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social da Universidade Mackenzie. É pesquisador colaborador do Laboratory of Neuromodulation, Harvard Medical School.

 

(Gravado em outubro de 2019) Produção de áudio: Avellaria nomad / studio.

 


Episódio 7 - Maruzânia Dias e Maria José C. do Amaral

Mística

Maria José Caldeira do Amaral é psicóloga, mestre e doutora em Ciência da Religião pela PUC-SP. É coordenadora do GT de Mística e Espiritualidade do Congresso Internacional Soter - Sociedade de Teologia e Ciências da Religião e pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUC/PR.
Maruzânia Soares Dias é psicóloga, psicanalista lacaniana e mestre em Ciência da Religião pela PUC-SP.

 

(Gravado em outubro de 2019) Produção de áudio: Avellaria nomad / studio.

 


 

Episódio 6 – Andréa Kogan e Maria Cristina Guarnieri

Morte e Pós-Morte

Andréa Kogan é formada em Letras, Doutora em Ciência da Religião e assistente acadêmica do Labô. Maria Cristina Guarnieri é psicóloga, Mestre e Doutora em Ciências da Religião (PUC-SP), docente do IJEP (Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa), nos cursos de Especialização Lato-sensu em Psicologia Junguiana, Psicossomática e Arteterapia e Expressões Criativas.

 

(Gravado em setembro de 2019) Produção de áudio: Avellaria nomad / studio.

 


 

Episódio 5 – Danit Falbel Pondé e Elsa Oliveira Dias

Crise do Amadurecimento

Danit Falbel Pondé é psicanalista, mestre e doutora em filosofia da psicanálise e coordenadora do grupo de pesquisa do Labô “A Crise do Amadurecimento na Contemporaneidade”.
Elsa Oliveira Dias é graduada em Psicologia, mestre em Filosofia e doutora em Psicologia Clínica e e co-fundadora do Instituto Brasileiro de Psicanalise Winnicottiana.

 

(Gravado em outubro de 2019) Produção de áudio: Avellaria nomad / studio.

 


 

Episódio 4 – Andréa Kogan e Isadora Sinay

Literatura Judaica

Andrea Kogan é formada em Letras, doutora em Ciência da Religião e assistente acadêmica do Labô.
Isadora Sinay é mestre em Ciências da Religião pela PUC-SP e doutoranda em Estudos Judaicos pela USP, onde pesquisa a obra de Philip Roth. Trabalha como professora, tradutora e escritora.

 

(Gravado em agosto de 2019) Produção de áudio: Avellaria nomad / studio.

 


 

Episódio 3 – Andrei Venturini e Landro Bachega

Santo Agostinho

Andrei Venturini é doutor em Filosofia pela PUC-SP e pela Université de Caen Basse-Normandie (França), com mestrado em Ciências da Religião pela PUC-SP e graduação em Filosofia pela Unifai. Atualmente, é professor e coordenador da pós-graduação lato sensu em Docência da Educação Básica no IFSP (Instituto Federal de São Paulo). Também é membro da ABFR (Associação Brasileira de Filosofia da Religião).
Leandro Bachega é licenciado em Filosofia pela Faculdade de São Bento de São Paulo (2012) e mestre em Filosofia pela PUC-SP (2017). Tem experiência na área de Filosofia, Filosofia Política e Ética. Pesquisador do Laboratório de Mídia, Comportamento e Política da PUC-SP.

 

(Gravado em setembro de 2019) Produção de áudio: Avellaria nomad / studio.

 


 

Episódio 2 – Andréa Kogan e Carla Almeida

O pecado contemporâneo na obra de Nelson Rodrigues.
Andréa Kogan é formada em Letras, doutora em Ciência da Religião e assistente acadêmica do Labô.

Carla Almeida é psicanalista e mestre em Ciência da Religião pela PUC-SP e também coordenadora do grupo de pesquisa “Nelson Rodrigues: Literatura, Filosofia e Religião” do Labô.

 

(Gravado em setembro de 2019)

 

 


 

Episódio 1 – André Anéas e Caio Fábio

Teologia cristã e religião contemporânea - confira o bate-papo de André Anéas e Caio Fábio!
André Anéas é doutorando e mestre em Teologia pela PUC-SP, bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo e coordenador do grupo de pesquisa do “Teologia Cristão e Religião Contemporânea”.

Caio Fábio D'Araujo Filho é escritor, psicanalista e ex-pastor presbiteriano. Foi o fundador e presidente da Associação Evangélica Brasileira (AEVB) e líder/mentor do Movimento Caminho da Graça.

 

(Gravado em agosto de 2019)

 


 

1º Temporada - Pondé e o contemporâneo

 

Episódio 12 – Fernando Schüler

Democracia, redes sociais, política e internet, e mais. Confira o bate-papo de Luiz Felipe Pondé com o professor Fernando Schüler!

Fernando Schüler é Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é professor universitário, articulista, consultor de empresas e organizações civis. Foi Secretário de Estado da Justiça e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, Diretor do Ibmec, no Rio de Janeiro e Visiting Scholar na Columbia University. Atualmente é titular da Cátedra Insper Palavra Aberta.

 

(Gravado em junho de 2019)

 

Episódio 11 – Manoel Fernandes

Entrevistar dados, política e ressentimento, opinião pública digital, massas e mais. Confira o enésimo episódio do podcast com Luiz Felipe Pondé e Manoel Fernandes.

Manoel Fernandes é jornalista e sócio fundador da Bites Consultoria, uma empresa guiada por dados que se foca em análises de cenário a partir do contexto da Internet no Brasil e no mundo.

 

(Gravado em junho de 2019)

 

Episódio 10 – Rodrigo Vilela

Catolicismo, militância, instituições religiosas, o papel de Cristo e mais. Confira o décimo episódio do podcast com Luiz Felipe Pondé e Rodrigo Vilela.

Rodrigo Vilela é padre na Arquidiocese de São Paulo, assessor eclesiástico na Pastoral Universitária e professor. Doutorando em História da Ciência na PUC-SP, em ciência medieval. Possui mestrado em Ciências Patrísticas pelo Instituto Patrístico de Roma, mestrado em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade de São Paulo, graduação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção.

(Gravado em maio de 2019)

 


Episódio 9 – Leonardo Gonçalves

Uso político da religião, diálogo, evangélicos como maioria, poder, indústria de música evangélica e mais.

Ouça o novo episódio do podcast com Luiz Felipe Pondé e Leonardo Gonçalves. Leonardo Gonçalves é cantor do segmento de música religiosa. É formado em Letras pela Unicamp e mestrando em Teoria e História Literária (tradução literária) pela mesma instituição.

(Gravado em abril de 2019)

 


Episódio 8 – Andrei Venturini Martins

Graça na política, democracia, Joaquim Nabuco, escravidão no Brasil e heranças africanas. Ouça a conversa de Luiz Felipe Pondé com o professor Andrei Venturini.

Andrei Venturini Martins é doutor em Filosofia (PUC-SP), professor no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e coordenador do Núcleo de Estudos Agostinianos do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC/SP. É autor de livros como
"Joaquim Nabuco: um abolicionista liberal do Brasil" (Ed. Filocalia, 2019).

(Gravado em março de 2019)

 


• Episódio 7 - Marcelo de Odé

Sacrifício animal, veganismo, preconceito, deus, pecado e proteção. Ouça mais na conversa de Luiz Felipe Pondé com Pai Marcelo de Odé.

Pai Marcelo de Odé (ou Pai Marcelo de Oxóssi) é um pai de santo, representante do Candomblé.

(Gravado em fevereiro de 2019)

 


 

• Episódio 6 - Mohamad Al Bukai

Tecnologia, humanidade, agenda política x agenda religiosa, islã no Brasil, feminino e masculino, família e filhos.

Sheikh Mohammad Al Bukai é originalmente de Damasco, capital da Síria, Diretor dos Assuntos Islâmicos da União Nacional das Entidades Islâmicas do Brasil (UNI). É Bacharel em Ciências da Religião pela na Universidade Al Azar no Egito, Pós-Graduado em Estudos Islâmicos na língua espanhola pelo Instituto Al Fath de Damasco e Mestre em Direito e Política Islâmica na Malásia. Chegou ao Brasil no final de 2006 e exerceu o papel de Imam (líder religioso) nas Mesquitas do Pari e de Guarulhos, na grande São Paulo. Atualmente é membro do Conselho Superior de Teólogos de Assuntos Islâmicos do Brasil e Fundador  da Associação Oasis Solidário para Ajuda de Refugiados no Brasil e Imam na Mesquita da Misericórdia, na zona sul de São Paulo.

(Gravado em janeiro de 2018)

 


 

• Episódio 5 - Adrián Gottfried

Diversidade, conversão, judaísmos, o sagrado, tradição e mais. O Rabino Adrián Gottfried conversa com Luiz Felipe Pondé no quinto episódio do podcast.

Adrián Gottfried é argentino, tem licenciatura e mestrado em Sociologia, pela Universidade Nacional de Buenos Aires, é rabino formado pelo Seminário Rabínico Latino-Americano, em Buenos Aires, e mestre em Estudos Judaicos, pelo Jewish Theological Seminary of America, Nova York. É rabino da Comunidade Shalom.

(Gravado em novembro de 2018)

 


 

• Episódio 4 - Ed René Kivitz

Religião, idolatria, apocalipse, proximidade em um mundo superficial de redes sociais, justiça e generosidade. No quarto episódio do podcast, Luiz Felipe Pondé conversa com o pastor e teólogo Ed René Kivitz. Confira no player abaixo!

Ed René Kivitz é teólogo, conferencista e escritor. Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, é Pastor presidente da Igreja Batista de Água Branca (SP) e idealizador do Fórum Cristão de Profissionais.

(Gravado em novembro de 2018)

 


 

• Episódio 3 - André Sturm

Arte e cultura são monopólio da esquerda, embates entre ideologia e projetos, ódio e mais. No terceiro episódio do podcast, Luiz Felipe Pondé fala com o ex-Secretário de Cultura de São Paulo, André Sturm.

André Sturm é cineasta, foi diretor do Museu da Imagem e do Som (MIS), diretor geral da Fundação Theatro Municipal e Secretário de Cultura de São Paulo.

(Gravado em outubro de 2018)

 


 

• Episódio 2 - Eduardo Wolf

Guerras culturais, esquerda, direita e identitarismo, debates no mundo digital e mais.
Neste episódio, Luiz Felipe Pondé convida o professor e colunista Eduardo Wolf para um bate-papo sobre o contemporâneo.
Eduardo Wolf é Doutor em Filosofia pela USP, pesquisador visitante na Universidade Ca'Foscari (Veneza, Itália), colaborador da revista Veja e editor do "O Estado da Arte", no jornal O Estado de S. Paulo.

(Gravado em setembro de 2018)

 


 

• Episódio 1 – João Pereira Coutinho

Liberais, conservadores, Rousseau, feminismo e mais. Confira a conversa inaugural entre Luiz Felipe Pondé e João Pereira Coutinho.
João Pereira Coutinho é historiador pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, doutor em Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade Católica Portuguesa, onde é professor. 
É autor e também colunista da revista Sábado, do Correio da Manhã e da Folha de S. Paulo.

(Gravado em agosto de 2018)

 


 

Menu
PUC-SP
J.PUC-SP
Sou PUC