Podcast

Laboratório de Política, Comportamento e Mídia

Podcast

Bate-papo informal como representantes religiosos, filósofos, intelectuais, políticos e personalidades da mídia sobre assunto relevantes do contemporâneo. As opiniões dadas pelos nossos entrevistados não representam o posicionamento do Labô, vez que somos isentos de responsabilidade por opiniões particulares.
 

2ª Temporada - Labô e o Contemporâneo

Episódio 13 – Andrei Venturini Martins

Reflexões: O que é fé?

Andrei Venturini Martins, coordenador do Núcleo de Estudos Agostinianos, faz novas ?Reflexões? no nosso quadro do podcast, com uma pílula que traz conhecimento. Aproveite seu tempo nesta quarentena para ouvir este episódio.

Andrei é doutor em Filosofia (PUC-SP), professor no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e coordenador do Núcleo de Estudos Agostinianos do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP.

 

 

Episódio 12 – Davi Lago e Tiago Pavinatto

Fanatismo religioso

Davi Lago, Mestre em Teoria do Direito e graduado em Direito pela PUC Minas. Integra o Grupo de Estudos Linguagens da Religião (CNPq). Autor da obra “Brasil polifônico” (MC). Colaborador do G1 e do Estado da Arte/Estadão.

Tiago Luís Pavinatto é advogado e professor, graduado, pós-graduado, Mestre e Doutor pela Faculdade de Direito da USP do Largo São Francisco; coautor da obra “Direito eleitoral contemporâneo” (Casa do Direito, 2018) e autor do livro “Da condição do fanático religioso” (Lumen Juris, 2019)

 

(Gravado em dezembro de 2019) Produção de áudio: Avellaria nomad / studio.

 

Episódio 11 – Andrea Kogan e Ercília Pereira Zilli

Espiritismo

Andrea Kogan é formada em Letras, doutora em Ciência da Religião, assistente acadêmica do Labô e autora do livro "Espiritismo Judaico", resultado da sua tese de doutorado.

Ercília Zilli é psicóloga, mestre em Ciência da Religião e doutoranda em Ciência da Religião pela PUC-SP. É fundadora e presidente da Abrape – Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas.

 

(Gravado em dezembro de 2019) Produção de áudio: Avellaria nomad / studio.

 

Episódio 10 – Maria Cristina Mariante Guarnieri e Lilian Wurzba

Carl Jung

Maria Cristina Mariante Guarnieri é psicóloga, Mestre e Doutora em Ciências da Religião (PUC-SP), docente do IJEP (Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa), nos cursos de Especialização Lato-sensu em Psicologia Junguiana, Psicossomática e Arteterapia e Expressões Criativas. Lilian Wurzba é psicóloga, Mestre e Doutora em Ciências da Religião (PUC-SP), docente do IJEP (Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa), nos cursos de Especialização Lato-sensu em Psicologia Junguiana, Psicossomática e Arteterapia e Expressões Criativas.

 

(Gravado em dezembro de 2019) Produção de áudio: Avellaria nomad / studio.

 

Episódio 9 – Luiz Felipe Pondé e Adriana Novaes

Hannah Arendt

Luiz Felipe Pondé é filósofo, pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv, professor da FAAP e da PUC-SP, autor, colunista do jornal Folha de São Paulo e comentarista da TV Cultura/ Diretor Acadêmico do Labô.
Adriana Novaes é pós-doutoranda, doutora em Filosofia e mestre em Comunicação pela USP. É autora do livro "O canto de Perséfone".

 

(Gravado em outubro de 2019) Produção de áudio: Avellaria nomad / studio.

 

Episódio 8 – Fernando Amed e Paulo Sérgio Boggio

Comportamento Político

Prof. Dr. Fernando Amed, Historiador pela FFLCH da USP, professor da Faap e da Belas Artes de São Paulo. Coordenador do Grupo de Comportamento Político do Labô, Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da FUNDASP/PUC-SP. Prof. Dr.Paulo Sérgio Boggio. Prof. da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Dr. em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Coordena o Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social da Universidade Mackenzie. É pesquisador colaborador do Laboratory of Neuromodulation, Harvard Medical School.

 

(Gravado em outubro de 2019) Produção de áudio: Avellaria nomad / studio.

 


Episódio 7 - Maruzânia Dias e Maria José C. do Amaral

Mística

Maria José Caldeira do Amaral é psicóloga, mestre e doutora em Ciência da Religião pela PUC-SP. É coordenadora do GT de Mística e Espiritualidade do Congresso Internacional Soter - Sociedade de Teologia e Ciências da Religião e pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUC/PR.
Maruzânia Soares Dias é psicóloga, psicanalista lacaniana e mestre em Ciência da Religião pela PUC-SP.

 

(Gravado em outubro de 2019) Produção de áudio: Avellaria nomad / studio.

 


 

Episódio 6 – Andréa Kogan e Maria Cristina Guarnieri

Morte e Pós-Morte

Andréa Kogan é formada em Letras, Doutora em Ciência da Religião e assistente acadêmica do Labô. Maria Cristina Guarnieri é psicóloga, Mestre e Doutora em Ciências da Religião (PUC-SP), docente do IJEP (Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa), nos cursos de Especialização Lato-sensu em Psicologia Junguiana, Psicossomática e Arteterapia e Expressões Criativas.

 

(Gravado em setembro de 2019) Produção de áudio: Avellaria nomad / studio.

 


 

Episódio 5 – Danit Falbel Pondé e Elsa Oliveira Dias

Crise do Amadurecimento

Danit Falbel Pondé é psicanalista, mestre e doutora em filosofia da psicanálise e coordenadora do grupo de pesquisa do Labô “A Crise do Amadurecimento na Contemporaneidade”.
Elsa Oliveira Dias é graduada em Psicologia, mestre em Filosofia e doutora em Psicologia Clínica e e co-fundadora do Instituto Brasileiro de Psicanalise Winnicottiana.

 

(Gravado em outubro de 2019) Produção de áudio: Avellaria nomad / studio.

 


 

Episódio 4 – Andréa Kogan e Isadora Sinay

Literatura Judaica

Andrea Kogan é formada em Letras, doutora em Ciência da Religião e assistente acadêmica do Labô.
Isadora Sinay é mestre em Ciências da Religião pela PUC-SP e doutoranda em Estudos Judaicos pela USP, onde pesquisa a obra de Philip Roth. Trabalha como professora, tradutora e escritora.

 

(Gravado em agosto de 2019) Produção de áudio: Avellaria nomad / studio.

 


 

Episódio 3 – Andrei Venturini e Landro Bachega

Santo Agostinho

Andrei Venturini é doutor em Filosofia pela PUC-SP e pela Université de Caen Basse-Normandie (França), com mestrado em Ciências da Religião pela PUC-SP e graduação em Filosofia pela Unifai. Atualmente, é professor e coordenador da pós-graduação lato sensu em Docência da Educação Básica no IFSP (Instituto Federal de São Paulo). Também é membro da ABFR (Associação Brasileira de Filosofia da Religião).
Leandro Bachega é licenciado em Filosofia pela Faculdade de São Bento de São Paulo (2012) e mestre em Filosofia pela PUC-SP (2017). Tem experiência na área de Filosofia, Filosofia Política e Ética. Pesquisador do Laboratório de Mídia, Comportamento e Política da PUC-SP.

 

(Gravado em setembro de 2019) Produção de áudio: Avellaria nomad / studio.

 


 

Episódio 2 – Andréa Kogan e Carla Almeida

O pecado contemporâneo na obra de Nelson Rodrigues.
Andréa Kogan é formada em Letras, doutora em Ciência da Religião e assistente acadêmica do Labô.

Carla Almeida é psicanalista e mestre em Ciência da Religião pela PUC-SP e também coordenadora do grupo de pesquisa “Nelson Rodrigues: Literatura, Filosofia e Religião” do Labô.

 

(Gravado em setembro de 2019)

 

 


 

Episódio 1 – André Anéas e Caio Fábio

Teologia cristã e religião contemporânea - confira o bate-papo de André Anéas e Caio Fábio!
André Anéas é doutorando e mestre em Teologia pela PUC-SP, bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo e coordenador do grupo de pesquisa do “Teologia Cristão e Religião Contemporânea”.

Caio Fábio D'Araujo Filho é escritor, psicanalista e ex-pastor presbiteriano. Foi o fundador e presidente da Associação Evangélica Brasileira (AEVB) e líder/mentor do Movimento Caminho da Graça.

 

(Gravado em agosto de 2019)

 


 

1º Temporada - Pondé e o contemporâneo

 

Episódio 12 – Fernando Schüler

Democracia, redes sociais, política e internet, e mais. Confira o bate-papo de Luiz Felipe Pondé com o professor Fernando Schüler!

Fernando Schüler é Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é professor universitário, articulista, consultor de empresas e organizações civis. Foi Secretário de Estado da Justiça e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, Diretor do Ibmec, no Rio de Janeiro e Visiting Scholar na Columbia University. Atualmente é titular da Cátedra Insper Palavra Aberta.

 

(Gravado em junho de 2019)

 

Episódio 11 – Manoel Fernandes

Entrevistar dados, política e ressentimento, opinião pública digital, massas e mais. Confira o enésimo episódio do podcast com Luiz Felipe Pondé e Manoel Fernandes.

Manoel Fernandes é jornalista e sócio fundador da Bites Consultoria, uma empresa guiada por dados que se foca em análises de cenário a partir do contexto da Internet no Brasil e no mundo.

 

(Gravado em junho de 2019)

 

Episódio 10 – Rodrigo Vilela

Catolicismo, militância, instituições religiosas, o papel de Cristo e mais. Confira o décimo episódio do podcast com Luiz Felipe Pondé e Rodrigo Vilela.

Rodrigo Vilela é padre na Arquidiocese de São Paulo, assessor eclesiástico na Pastoral Universitária e professor. Doutorando em História da Ciência na PUC-SP, em ciência medieval. Possui mestrado em Ciências Patrísticas pelo Instituto Patrístico de Roma, mestrado em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade de São Paulo, graduação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção.

(Gravado em maio de 2019)

 


Episódio 9 – Leonardo Gonçalves

Uso político da religião, diálogo, evangélicos como maioria, poder, indústria de música evangélica e mais.

Ouça o novo episódio do podcast com Luiz Felipe Pondé e Leonardo Gonçalves. Leonardo Gonçalves é cantor do segmento de música religiosa. É formado em Letras pela Unicamp e mestrando em Teoria e História Literária (tradução literária) pela mesma instituição.

(Gravado em abril de 2019)

 


Episódio 8 – Andrei Venturini Martins

Graça na política, democracia, Joaquim Nabuco, escravidão no Brasil e heranças africanas. Ouça a conversa de Luiz Felipe Pondé com o professor Andrei Venturini.

Andrei Venturini Martins é doutor em Filosofia (PUC-SP), professor no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e coordenador do Núcleo de Estudos Agostinianos do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC/SP. É autor de livros como
"Joaquim Nabuco: um abolicionista liberal do Brasil" (Ed. Filocalia, 2019).

(Gravado em março de 2019)

 


• Episódio 7 - Marcelo de Odé

Sacrifício animal, veganismo, preconceito, deus, pecado e proteção. Ouça mais na conversa de Luiz Felipe Pondé com Pai Marcelo de Odé.

Pai Marcelo de Odé (ou Pai Marcelo de Oxóssi) é um pai de santo, representante do Candomblé.

(Gravado em fevereiro de 2019)

 


 

• Episódio 6 - Mohamad Al Bukai

Tecnologia, humanidade, agenda política x agenda religiosa, islã no Brasil, feminino e masculino, família e filhos.

Sheikh Mohammad Al Bukai é originalmente de Damasco, capital da Síria, Diretor dos Assuntos Islâmicos da União Nacional das Entidades Islâmicas do Brasil (UNI). É Bacharel em Ciências da Religião pela na Universidade Al Azar no Egito, Pós-Graduado em Estudos Islâmicos na língua espanhola pelo Instituto Al Fath de Damasco e Mestre em Direito e Política Islâmica na Malásia. Chegou ao Brasil no final de 2006 e exerceu o papel de Imam (líder religioso) nas Mesquitas do Pari e de Guarulhos, na grande São Paulo. Atualmente é membro do Conselho Superior de Teólogos de Assuntos Islâmicos do Brasil e Fundador  da Associação Oasis Solidário para Ajuda de Refugiados no Brasil e Imam na Mesquita da Misericórdia, na zona sul de São Paulo.

(Gravado em janeiro de 2018)

 


 

• Episódio 5 - Adrián Gottfried

Diversidade, conversão, judaísmos, o sagrado, tradição e mais. O Rabino Adrián Gottfried conversa com Luiz Felipe Pondé no quinto episódio do podcast.

Adrián Gottfried é argentino, tem licenciatura e mestrado em Sociologia, pela Universidade Nacional de Buenos Aires, é rabino formado pelo Seminário Rabínico Latino-Americano, em Buenos Aires, e mestre em Estudos Judaicos, pelo Jewish Theological Seminary of America, Nova York. É rabino da Comunidade Shalom.

(Gravado em novembro de 2018)

 


 

• Episódio 4 - Ed René Kivitz

Religião, idolatria, apocalipse, proximidade em um mundo superficial de redes sociais, justiça e generosidade. No quarto episódio do podcast, Luiz Felipe Pondé conversa com o pastor e teólogo Ed René Kivitz. Confira no player abaixo!

Ed René Kivitz é teólogo, conferencista e escritor. Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, é Pastor presidente da Igreja Batista de Água Branca (SP) e idealizador do Fórum Cristão de Profissionais.

(Gravado em novembro de 2018)

 


 

• Episódio 3 - André Sturm

Arte e cultura são monopólio da esquerda, embates entre ideologia e projetos, ódio e mais. No terceiro episódio do podcast, Luiz Felipe Pondé fala com o ex-Secretário de Cultura de São Paulo, André Sturm.

André Sturm é cineasta, foi diretor do Museu da Imagem e do Som (MIS), diretor geral da Fundação Theatro Municipal e Secretário de Cultura de São Paulo.

(Gravado em outubro de 2018)

 


 

• Episódio 2 - Eduardo Wolf

Guerras culturais, esquerda, direita e identitarismo, debates no mundo digital e mais.
Neste episódio, Luiz Felipe Pondé convida o professor e colunista Eduardo Wolf para um bate-papo sobre o contemporâneo.
Eduardo Wolf é Doutor em Filosofia pela USP, pesquisador visitante na Universidade Ca'Foscari (Veneza, Itália), colaborador da revista Veja e editor do "O Estado da Arte", no jornal O Estado de S. Paulo.

(Gravado em setembro de 2018)

 


 

• Episódio 1 – João Pereira Coutinho

Liberais, conservadores, Rousseau, feminismo e mais. Confira a conversa inaugural entre Luiz Felipe Pondé e João Pereira Coutinho.
João Pereira Coutinho é historiador pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, doutor em Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade Católica Portuguesa, onde é professor. 
É autor e também colunista da revista Sábado, do Correio da Manhã e da Folha de S. Paulo.

(Gravado em agosto de 2018)

 


 

Menu
PUC-SP
J.PUC-SP
Sou PUC