HOME
NEJ
Objetivos
Linhas de pesquisa
Programa acadêmico
PROFESSORES
PESQUISAS
TESES E DISSERTAÇÕES
SIMPÓSIOS E EVENTOS
PUBLICAÇÕES
Artigos
Livros
Análise de filmes
NOTÍCIAS
NOTÍCIAS
CONTATO
LINKS

O Núcleo de Estudos Junguianos do Programa de Pós–Graduação em Psicologia Clínica da PUCSP reúne pesquisadores, professores e estudantes interessados em desenvolver a teoria analítica e promover pesquisas e eventos em torno de uma programa stricto sensu, em nível de mestrado e doutorado.

Saiba mais

 

Carlos Amadeu Botelho Byington

1933-2019


Médico psiquiatra e analista junguiano formado no Instituto C.G. Jung de Zurique. Membro analista da Sociedade Internacional de Psicologia Analítica e Membro fundador da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, onde se manteve atuante até este ano. Título de Notório Saber em Psicologia Analítica pela PUC-SP, Título de Professor Ad Honoren da Faculdade de Psicologia da Universidade Católica do Uruguai – “Damaso A. Larrañaga”. Foi professor do Curso de Aperfeiçoamento do Instituto Sedes Sapientiae – SP e teve atuação destacada na PUC-SP em conferências e bancas. Sua participação em Congressos Latino-americanos e Internacionais foi notória e memorável. Contribuiu na formação de analistas do Brasil e da América Latina com sua marcante intuição e sensibilidade para reconhecer as defesas e a criatividade da psique. Criou a teoria da Psicologia Simbólica Junguiana, tecendo ligações entre os conceitos de funções estruturantes, arquétipo da alteridade, processo de individuação e teoria arquetípica da história. Tem inúmeros artigos e diversos livros publicados em português e inglês, o mais recente: Psicopatologia Simbólica Junguiana – Um Estudo do Mal e da Ameaça de Autodestruição da Nossa Espécie, após publicação de A viagem do Ser em Busca da Eternidade e do Infinito - As Sete Etapas Arquetípicas da Vida pela Psicologia Simbólica Junguiana.

O professor Byington parte em busca do infinito; espírito indagador, percorreu seu caminho de descobertas imbuído da curiosidade do cientista criador profundamente envolvido com seu tempo e com as pessoas ao seu redor. Sua fala apaixonante e sua gentileza cativante transformavam ensinamentos em lições de bem viver. Deixa um grande vazio, mas também nos instiga a desvendar corajosamente as trajetórias da psique, do sofrimento e da patologia, da paixão e da iluminação, do sentido de ser, com o legado de nos olharmos como ele nos olhou, com amorosidade e compreensão. Adeus mestre e amigo.



 

O logo é o desenho da “Proporção Dourada” também chamada “divina proporção”. É conhecido em latim como a sectio aurea e, em grego, é designada pela letra phi (φ ou Φ)

Saiba mais

Os professores e seus orientandos, segundo seus projetos e áreas de interesse, desenvolvem as seguintes linhas de pesquisa:

* Fundamentos da Psicologia Clínica

* Orientações Contemporâneas na Psicologia Clínica

* Contexto Histórico e Cultural da Psicologia Clínica

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Desenvolvido por DTI-Núcleo de Mídias Digitais