Psicoterapia Online

Janus- Laboratório de Estudos de Psicologia e Tecnologias da Informação e Comunicação

Psicoterapia Online

SOBRE O JANUS:

Tendo como origem o Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática (NPPI), formado em 1995 na Clínica Escola da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o Janus- Laboratório de Estudos de Psicologia e Tecnologias da Informação e Comunicação, realiza estudos, pesquisas e serviços da psicologia na sua interface com a tecnologia digital e outras áreas do conhecimento adjacentes. Organizado em 2017, o grupo surgiu da convergência de interesses científicos de pesquisadores oriundos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Seus objetivos acadêmicos são desenvolver reflexões, estudos e pesquisas sobre a utilização de tecnologias da informação e comunicação, os jogos digitais, a orientação psicológica on-line e outros serviços psicológicos mediados por tecnologia digital, bem como estudar a influência das novas mídias no comportamento.

Terapia breve online

 Solicitação de atendimento
A solicitação do serviço deve ser feita por e-mail. Em seguida, o Janus envia o link para uma ficha de inscrição, que deverá ser preenchida para viabilizar o atendimento.  Uma vez recebida a ficha, a solicitação passará por uma triagem, ao fim da qual a equipe do laboratório, composta por psicólogos, decide qual modalidade de serviço será oferecida: por e-mail, por Skype ou outras formas de comunicação adequadas. A orientação é feita de modo individual, sempre com o mesmo profissional da equipe do Janus. Dependendo do caso, a equipe pode encaminhar o paciente para um serviço de atendimento fora da clínica.
A equipe responde às solicitações no prazo mais breve possível e todos os e-mails recebidos são respondidos. No entanto, devido à grande demanda por ser um serviço gratuito, pedimos a compreensão daqueles que nos escrevem caso ocorra alguma demora na resposta.

Perfil de pacientes atendidos

O atendimento é voltado apenas para maiores de 18 anos de idade, e é realizado de forma individual. Será dada prioridade para o atendimento online a pacientes que sejam a) expatriados; b) que tenham dificuldade de locomoção; c) que estejam em localidades remotas e com dificuldade de acesso a profissionais de psicologia.

A psicoterapia breve online não é indicada para todos os casos.  A avaliação a este respeito fica a cargo da equipe de psicólogos do Janus. A psicoterapia online não é indicada, por exemplo, para pacientes que apresentem transtornos psicóticos ou que tenham algum tipo de risco com relação ao suicídio. Também é vedado, pela resolução 11/2018 do Conselho Federal de Psicologia, o atendimento de pessoas e grupos em situação de desastres; pessoas e grupos em situação de violação de direitos ou de violência; pessoas e grupos em situação de urgência e emergência. Nestes casos a equipe faz o acolhimento inicial e orienta o paciente, sugerindo encaminhamentos externos para os tipos de atendimentos mais adequados.

Sobre os atendimentos

São oferecidos até 12 atendimentos por ano para um mesmo paciente. Caso o atendimento seja por e-mail, serão 12 mensagens-resposta do psicólogo. No caso da terapia por Skype, serão oferecidas 12 sessões semanais, com dia e horário marcado, de 50 minutos cada. As faltas não avisadas com 2 dias úteis de antecedência serão computadas como atendimentos. As faltas avisadas ou problemas tecnológicos que possam impedir que o atendimento ocorra podem ser remarcadas conforme disponibilidade do psicólogo e do paciente.
Por ser uma Clínica-Escola, submetida a Calendário Acadêmico, o serviço não funciona nos períodos de férias (Julho e Janeiro). Mensagens recebidas nestes meses serão respondidas assim que o serviço retornar as atividades.

O serviço por Skype só ocorre no dia e horário agendados previamente. Os e-mails enviados serão lidos e respondidos de acordo com a disponibilidade da equipe. Não oferecemos o serviço de plantão psicológico (atendimento 24 horas) e nem atendimento a urgências. Em caso de urgência sugerimos contatar o Centro de Valorização a Vida https://www.cvv.org.br/ ou a procurar um serviço presencial.
Estes serviços são realizados dentro das normas estabelecidas na Resolução 11/2018, publicada pelo Conselho Federal de Psicologia e respeitam o Código de Ética de Psicologia.

Sigilo

O Laboratório preza pelo sigilo da identidade dos pacientes e das conversas realizadas com a equipe, porém alertamos que qualquer comunicação feita pela internet não é considerada totalmente segura. As pessoas que participam do processo psicoterapia devem estar cientes dos riscos da comunicação via Internet, assim como se responsabilizarem por seus equipamentos tecnológicos e os registros de mensagens que por ventura venham a ficar em seus dispositivos.

Termo de ciência / anuência

O serviço oferecido pelo Janus faz parte da Clínica-Escola Ana Maria Poppovic, que tem como objetivos o ensino e a pesquisa em Psicologia. Por essa razão, as informações colhidas durante os atendimentos poderão ser utilizadas para fins didáticos e de pesquisa, incluindo publicações científicas. Porém, asseguramos que essas informações serão tratadas de forma absolutamente confidencial, de maneira que nenhum dado de identificação dos clientes atendidos será divulgado.
Caso concorde com as condições acima, envie a mensagem para janusleptic@pucsp.br e aguarde por instruções.

Menu
PUC-SP
J.PUC-SP
Sou PUC