| Abstract |


Uma análise de interação escritor–leitor através de escolhas pronominais em textos de um macro gênero: religiosidade *

Áurea L. O. SILVA
(PUC/SP)

ABSTRACT: This paper analyzes the interaction between writer and reader in three sets of texts on religiosity, which inside consider three sub-genres of a genre - religiosty: espirituality, Chiara Lubich e self-help counselling. The analysis detected a gradation, from closer to more distant, between writer and reader. Naming and choices of the personal pronouns were analysed to understand this gradation in terms of projection of roles (Thompson and Thetela, 1995).

KEY-WORDS: Linguistics, Sistemic-functional, Interaction, Reading-Writer.

RESUMO: Este trabalho analisa a interação entre escritor e leitor  em três conjuntos de textos de religiosidade, que são considerados três sub-gêneros do gênero – religiosidade: espiritualidade, Chiara Lubich e auto-ajuda. Foi identificada uma gradação nos tipos de interação escritor-leitor que vai de uma maior a uma menor proximidade entre os participantes no evento comunicativo. Nomeação e escolhas do sistema pronominal pessoal foram analisadas para entender melhor como a interação é gerenciada nestes textos através da projeção de papéis (Thompson e Thetela, 1995).

PALAVRAS-CHAVE: Lingüística, Sistêmico-funcional, Interação, Escritor–leitor.

*Artigo desenvolvido a partir da dissertação de mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem na PUC/SP, de Silva (2000), sob orientação da Profª Drª Leila Barbara.