| Abstract |


Gramática Sistêmico-Funcional e o Estudo de Imagens em Livro Didático de Inglês como Língua Estrangeira

Marcia Olivé NOVELLINO
(Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)

ABSTRACT: As visual communication has become more prominent in recent decades in EFL textbooks, it is important for ELT teachers and researchers to understand how images are incorporated together with written text and what meanings are produced visually and verbally, The cooking recipe is an example of a genre often found in ELT texbooks that shows verbal and visual elements that can be fully explored in an English language classroom . The present study offers a theoretical and a practical account of the analyses of image and text in an English as a foreign language textbook. First, it will describe in which way(s) M.A.K. Halliday’s systemic functional grammar is applied to image analysis, as Kress and van Leeuwen suggest. Second, it will analyse how image and text integrate in the textbook, and, third, it will show how recipes can be used in an approach to English language teaching based on genre.

RESUMO: Com a comunicação visual se tornando cada vez mais presente em livros didáticos, é importante tanto para professores quanto para pesquisadores entenderem de que maneira as imagens se incorporam ao texto escrito e que significados são produzidos visual e verbalmente. A receita culinária é um exemplo de um gênero freqüentemente encontrado em livros didáticos de inglês que mostra elementos verbais e visuais que podem ser explorados em sala de aula. Esse presente estudo oferece análise teórica e prática para a análise de imagem e texto em livro didático de inglês. Primeiramente, será descrito de que maneira(s) a gramática sistêmico-funcional de M.A.K. Halliday pode ser aplicada na análise de visuais, como proposto por Kress e van Leeuwen. Em segundo lugar, será analisada de que maneira a imagem e o texto se integram, e para finalizar,o estudo mostrará como receitas culinárias podem ser usadas numa abordagem pedagógica de ensino baseada em gênero.

PALAVRAS-CHAVE: multimodalidade, imagem, ação, gênero