Optativas Temáticas e da Universidade - 1º Semestre de 2021

Optativas Temáticas e da Universidade - Orientações


OBJETIVO

O objetivo do projeto “Optativas da Universidade e Optativas Temáticas da Universidade” é possibilitar ao (à) estudante maior flexibilidade e protagonismo em sua formação acadêmica, incentivando sua matrícula, com livre escolha, em disciplinas optativas/eletivas ofertadas por diversos cursos, nas mais variadas áreas.

 

A QUEM SE DESTINA

Os estudantes de qualquer curso da Universidade que têm previsão de disciplinas optativas/eletivas em suas grades curriculares podem se matricular nas “Optativas da Universidade e Optativas Temáticas da Universidade”. 

 


DIA DE OFERECIMENTO 

Todas as disciplinas “Optativas da Universidade e Optativas Temáticas da Universidade” são ofertadas na quinta-feira, em turnos e horários próprios, que podem ser consultados no link https://www.pucsp.br/optativas-1sem2021.

 

NORMAS PARA ABERTURA E COMPOSIÇÃO DE TURMAS 

a. Há número mínimo de estudantes necessário para abertura de turmas das “Optativas da Universidade e Optativas Temáticas da Universidade”; 

b. A matrícula nas “Optativas da Universidade e Optativas Temáticas da Universidade” privilegiará os (as) estudantes do curso de origem da disciplina. 

 

APROVEITAMENTO AUTOMÁTICO 

Para que o (a) estudante obtenha aproveitamento automático da “Optativas da Universidade e Optativas Temáticas da Universidade” para o seu respectivo curso é necessário: 

a. escolher uma “Optativa da Universidade” que tenha o mesmo número de créditos da optativa do seu curso de origem; 

b. cursar a disciplina e ser aprovado (a). 

Em caso de dúvida, por gentileza, consulte a coordenação do seu curso. 

 

VALOR DA DISCIPLINA 

O valor do crédito das “Optativas da Universidade e das Optativas Temáticas da Universidade” será o mesmo previsto para a optativa do curso e período de origem dos (as) estudantes. 

 

PROCEDIMENTO

Os (as) estudantes deverão matricular-se na disciplina “Optativas da Universidade e Optativas Temáticas da Universidade” como uma optativa normal de seu respectivo curso e período. Em caso de dificuldade para efetuar a matrícula pelo procedimento normal, os (as) estudantes poderão pedir a inclusão da disciplina por “solicitação” via Portal Acadêmico. 

 

CONSELHO TÉCNICO

Em caso de necessidade, o Conselho Acadêmico coordenado pela Pró-Reitoria de Graduação decidirá sobre a matrícula nas disciplinas, bem como sobre a necessidade de eventual desdobramento de turmas, em conjunto com a Coordenação dos cursos de graduação envolvidos. 

Em caso de dúvida a respeito das “Optativas da Universidade e Optativas Temáticas da Universidade” ou de dificuldades em matricular-se nessas disciplinas, por gentileza, envie e-mail para prograd@pucsp.br

 

Novembro/2020
 


Menu
PUC-SP
J.PUC-SP
Sou PUC