Mostra de Pesquisas em Andamento em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP tem sua terceira edição e prova que já entrou na agenda de eventos da área

O Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP realizou, nos dias 01 e 02 de outubro, a III Mostra de Pesquisas em Andamento. O evento reuniu cerca de 100 participantes, entre mestrandos e doutorandos, vindos de várias universidades.

A palestra de abertura foi proferida pela professora doutora Marcia Fusaro (UNINOVE). Sob o tema Literatura e Ciência em diálogos (im)possíveis, a pesquisadora refletiu a respeito da potência do encontro entre a criatividade, a leveza artística e o rigor científico.
Após a palestra, aconteceram as apresentações das pesquisas, seguidas de arguição pelos debatedores convidados e da participação do público. Ao todo foram 15 mesas divididas em dois dias de trabalho.

O mestrando do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP, Thiago Kaczuroski, avaliou a importância do evento: “A mostra é muito válida, tanto para quem vem apresentar a pesquisa quanto para quem vem como ouvinte, pois estabelecemos contato com outros colegas pesquisadores e ouvimos sugestões e comentários de pesquisadores de outras instituições”.
O evento, totalmente gratuito e aberto ao público em geral – na categoria ouvinte –, reuniu pesquisadores da PUC-SP, CES/JF, MACKENZIE, UNICAMP, UNIFESP, UNINOVE e USP.

Márcia Pituba, doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC-SP, considerou o encontro extremamente positivo: “A Mostra foi um sucesso. Percebi o envolvimento de todos, alunos, mediadores, comentadores e ouvintes. Presenciei pesquisas que irão repercutir, certamente, nas nossas vidas cotidianas. São atores da palavra. Trabalhos que, além de muita delicadeza e cuidado, irão estimular outras pesquisas e um maior intercâmbio entre programas e disciplinas. Para mim, é sempre um momento de aprendizado e reflexão”.
A comissão organizadora, formada pelas professoras doutoras do Programa - Annita Costa Malufe, Diana Navas, Elizabeth Cardoso e Maria Aparecida Junqueira -, avaliou o encontro positivamente e já faz planos para a próxima mostra. Nas palavras da professora Maria Aparecida Junqueira, coordenadora do Programa, “a Mostra propicia aos discentes a vivência com a sua pesquisa e com a de seus pares, de modo a fomentar o diálogo e o intercâmbio para uma maior motivação da especialização desejada, além de oferecer a todos uma visão da pesquisa na área dos estudos de Literatura”.

PUC-SP