Apresentação
Por que estudar Políticas Públicas na PUC-SP?
O Curso Bacharelado em Políticas Públicas da PUC-SP é produto da convergência entre a tradição humanista e crítica da PUC-SP e a competência na formação de profissionais reconhecidos em seus respectivos campos de atuação. Constituído na interface de vários campos de conhecimento – Sociologia, Política, Relações Internacionais, Administração, Ciências Contábeis, Economia, Comunicação e Direito – o campo especializado em Políticas Públicas na PUC-SP configura-se como interdisciplinar desde a sua origem, garantindo formação que fornecerá ao aluno a capacidade de apreender as várias dimensões dos problemas sociais a que as políticas públicas devem dar respostas.
Desde o primeiro ano, o estudante terá contato com a prática das políticas públicas, inicialmente por meio de disciplinas específicas como as Oficinas e os Estudos Orientados e, a partir do quarto semestre, por meio do Estágio obrigatório. Nos dois últimos semestres, poderá escolher entre duas ênfases, encaminhando-se para o mercado profissional: Negociação e Planejamento em Políticas Públicas ou Execução e Avaliação em Políticas Públicas.
Atuação profissional
As possibilidades de atuação do gestor de políticas públicas são crescentes, na medida em que os problemas sociais se tornam cada vez mais diversos e transnacionais, gerando constantemente novas demandas na área. Entre as possibilidades de campos de trabalho, destacam-se: órgãos públicos de administração direta e indireta; organizações sem fins lucrativos; empresas nacionais e internacionais públicas ou privadas; hospitais; empresas de construção civil; bancos, entre outras.
Parcerias e estágios
Embora o contato com a prática ocorra desde o primeiro ano, por meio de atuação direta dos discentes em organismos governamentais e não governamentais com os quais a Universidade possui parcerias, o estágio visa a reforçar a vivência em contextos diversos, para aplicarem os conhecimentos adquiridos. Sendo a estreita articulação com o mercado de trabalho um dos diferenciais do curso, o curso contempla o estabelecimento de parcerias com diversas instituições nacionais e internacionais.
ESTRUTURA CURRICULAR
Sem. | Disciplina | CH |
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1 | Análise de dados e de informações I | 36 |
Cidadania, desigualdade e Políticas Públicas no Brasil | 36 | |
Direito constitucional e jurisdição sobre Políticas Públicas | 36 | |
Estado, regimes e formas de governo | 72 | |
Estudos Orientados: contextualização | 54 | |
Introdução ao Estudo de Políticas Públicas | 72 | |
Introdução ao Pensamento Teológico | 54 | |
Oficina de Políticas Públicas I: diagnósticos | 36 | |
2 | Análise de dados e de informações II | 36 |
Economia e Sociedade | 72 | |
Estudos Orientados: conceitos centrais | 54 | |
Oficina de Políticas Públicas II: elaboração de projetos | 36 | |
Psicologia Social e Políticas Públicas | 36 | |
Sistema Político e federalismo no Brasil | 72 | |
Teologia em Dialogo com a Sociedade | 54 | |
Teorias organizacionais e Políticas Públicas | 36 | |
3 | Economia e Políticas Públicas no Brasil | 72 |
Estudos Orientados: implementação | 54 | |
Investigações empíricas aplicadas a políticas públicas I | 72 | |
Metodologias qualitativas em Políticas Públicas | 36 | |
Oficina de Políticas Públicas III: implantação | 36 | |
Optativa da Universidade I | 54 | |
Território, desigualdades sociais e Políticas Públicas | 72 | |
4 | Contabilidade, Orçamento e Finanças públicas | 72 |
Direito Administrativo e políticas públicas | 36 | |
Estudos Orientados: interlocutores | 54 | |
Gestão de políticas e organizações públicas | 36 | |
Governança global e questões internacionais | 36 | |
Investigações empíricas aplicadas a políticas públicas II | 72 | |
Oficina de Políticas Públicas IV: avaliação | 36 | |
Optativa da Universidade II | 54 | |
5 | Atores internacionais e Políticas Públicas | 36 |
Contratações e parcerias da Administração Pública | 36 | |
Gestão de pessoas em Políticas Públicas no Brasil | 72 | |
Laboratório multimídia e Políticas Públicas | 36 | |
Relação público-privado em Políticas Públicas no Brasil | 72 | |
Supervisão de estágio | 36 | |
Transparência, Estado e participação popular em Políticas Públicas | 72 | |
6 | Inovações internacionais em Políticas Públicas | 72 |
Metodologia científica para políticas públicas | 72 | |
Planejamento estratégico e controladoria em Políticas Públicas | 72 | |
Processo legislativo e PoP no Brasil | 36 | |
Raça, Gênero e Políticas Públicas no Brasil | 36 | |
Sustentabilidade, desenvolvimento e Políticas Públicas | 36 | |
Tecnologia de informação e governo eletrônico | 36 | |
7 | Espaços Urbanos e Políticas Públicas: perspectivas internacionais | 36 |
Seminários: Desafios profissionais em Políticas Públicas I | 36 | |
Trabalho de Conclusão de Curso I: Orientação I | 36 | |
Disciplinas eletivas: Coleta de informações em Políticas Públicas: lógica e evidência ou Gerenciamento de equipes em Políticas Públicas | 36 | |
Disciplinas eletivas: Mídia e comunicação estratégica ou Inovação de processos | 36 | |
Disciplinas eletivas: Políticas Públicas participativa e empoderamento local ou Regulação e auditoria no setor público | 36 | |
Disciplinas eletivas: Redes sociais e Políticas Públicas ou Resolução de conflitos e gestão de crises em Políticas Públicas | 36 | |
8 | Seminários: Desafios profissionais em Políticas Públicas II | 36 |
Trabalho de Conclusão de Curso II: Orientação II | 36 | |
Disciplinas eletivas: Advocacy em política públicas ou Captação de recursos | 36 | |
Avaliação de risco e construção de cenários em Políticas Públicas ou Construção de indicadores em Políticas Públicas | 36 | |
Disciplinas eletivas: Desenho de Instituições Públicas ou Controle externo e políticas intergovernamentais | 36 | |
Disciplinas eletivas: Liderança, negociação e construção de coalizões ou Coordenação intragovernamental e intersetorial | 36 | |
Disciplinas eletivas: Desafio setorial de negociação e planejamento em Políticas Públicas ou Desafio setorial de execução e avaliação em Políticas Públicas | 36 |